Menu
Busca quarta, 20 de outubro de 2021
(67) 99257-3397

Brinquedoteca da UNIGRAN é reinaugurada com novos espaços lúdicos

01 abril 2008 - 14h11

Criar brinquedos com materiais recicláveis para formar cantinhos lúdicos na brinquedoteca da Unigran tem sido o trabalho empenhado pelos acadêmicos do 3º semestre de Pedagogia. Juntos, eles construíram dez espaços que vão enriquecer o aprendizado das crianças que participam das atividades recreativas na Instituição.
A coordenadora das atividades da brinquedoteca, Lúcia Eugênia Pittas Martini, explica que na primeira etapa os alunos aprendem à teoria da ludicidade, para montar os cantinhos, e de acordo com os eixos de conhecimento, passam a trabalhar com as diferentes formas de aprendizado da criança.
“As crianças querem conhecer o mundo e os cantinhos são formas de chamar a atenção para vários aspectos. O cantinho ‘faz de conta’ desenvolve a imaginação, [elas] saem do real e entram no mundo imaginário que desejam”, disse, lembrando que há outros cantinhos como o da natureza, berçário, sucata, comunicação, matemática, jogos, beleza, música, leitura e teatro.
As atividades lúdicas têm um papel fundamental na estruturação do psiquismo da criança, diz a professora É no ato de brincar que elas utilizam elementos da fantasia e a realidade começa a distinguir o real do imaginário. A coordenadora afirma que quanto mais a criança brinca mais desenvolve aspectos cognitivos, moral, afetivo, psicomotor e social.
No próximo semestre deste ano, os alunos passam a desenvolver a prática desenvolvida na brinquedoteca, nos estágios que serão realizados nas creches e Centros de Educação Infantil de Dourados. “Aqui eles preparam os cantinhos e depois vão ter condições de montá-los nas unidades de ensino onde vão atuar”, relata. Além da brinquedoteca, o Projeto “Circulando com alegria”, realizado pelos alunos, vai até as creches do município, a cada 15 dias, passar uma tarde recreativa com as crianças.
Na reinauguração dos cantinhos lúdicos da brinquedoteca, os acadêmicos tiveram uma aula prática com a coordenadora Lúcia Eugênia de como proporcionar a melhor forma de trabalhar as atividades da brinquedoteca com as crianças. A acadêmica Gislaine Biagi disse que é importante conhecer técnicas de aprendizagens por meio de brincadeiras para contribuir na formação educacional.
Serviço
 

 
A brinquedoteca da UNIGRAN está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h horas, e aos sábados pela manhã. O acesso é livre aos alunos das escolas de Educação Infantil de Dourados e de municípios vizinhos. Crianças até os seis anos de idade precisam estar acompanhadas de seus responsáveis. As creches e Ceins devem agendar as visitas pelo telefone 3411-4117.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Caderno "Comer Bem" gera visibilidade e lucro ao seu negócio
COMER BEM
Caderno "Comer Bem" gera visibilidade e lucro ao seu negócio
Fiocruz aponta estabilidade em casos de síndrome respiratória grave
PANDEMIA
Fiocruz aponta estabilidade em casos de síndrome respiratória grave
Policial militar de folga prende autor de furto em Paranaíba
POLÍCIA
Policial militar de folga prende autor de furto em Paranaíba
Associação de Apoiadores reelege presidente e diretoria para novo mandato em Dourados
HOSPITAL DO AMOR
Associação de Apoiadores reelege presidente e diretoria para novo mandato em Dourados
Professora Daniela Staut é homenageada com Comenda na ALMS
LEGISLATIVO DE MS
Professora Daniela Staut é homenageada com Comenda na ALMS
VACINAÇÃO
Covid-19: Dourados segue com imunização nesta quinta-feira, veja onde e quem pode se vacinar
DOURADOS
Após vendaval, cemitérios terão manutenção para receber público no "Dia de Finados"
REGIÃO
Morador de MS é vítima de grave acidente em Minas Gerais
DOURADOS
Trio detido em entreposto é autuado em flagrante
REGIÃO
Polícia apreende mais de 200 kg de maconha na BR-163

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Mulher é presa após se masturbar em praça pública
LEGISLATIVO
Em Dourados, projeto quer criar Dia Municipal do Torcedor Flamenguista
CAPTURA
Cobra é capturada em para-choque de carro na região central de Dourados
DOURADOS
Preso por violência doméstica passa por audiência de custódia e tem preventiva decretada