Menu
Busca sexta, 22 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
MICROCEFALIA

Zika vírus atravessa placenta da gestante e chega ao feto, diz pesquisa

20 janeiro 2016 - 12h01

A microcefalia associada ao zika vírus está cada vez mais perto de ser cientificamente confirmada: o Instituto Carlos Chagas, da Fiocruz do Paraná divulgou uma pesquisa que comprova que o zika vírus pode atravessar a placenta e chegar ao feto.

A confirmação aconteceu por meio de uma mãe que teve um aborto retido ainda no primeiro trimestre de gestação, que é quando o bebê para de se desenvolver na barriga da mãe mas não é expelido pelo corpo da mulher. Por ela ter relatado sintomas do zika no início da gravidez, a placenta foi enviada para análise no Instituto Carlos Chagas, no Paraná.

Segundo o instituto, os resultados dos exames da placenta deram positivo para os flavivírus, da família do zika, dengue e chikungunya, ou seja, as proteínas de algum vírus desse grupo estavam presentes tanto na mãe como no feto. Para confirmar se realmente havia sido zika, a equipe do Laboratório de Virologia do ICC/Fiocruz fez a identificação do genoma viral por meio de técnicas avançadas e identificou o zika. A transmissão intrauterina, então, foi confirmada.

Uma das hipóteses para essa transmissão da mãe para o bebê é que o zika vírus estaria "pegando carona" nas células Hofbauer, que, por sua vez, são importantes para a proteção do bebê, atuando na placenta. O zika, portanto, estaria agindo como uma espécie de "parasita" desse tipo de célula.

Além disso, os pesquisadores fizeram exames para detectar se havia uma possível infecção por dengue, mas o resultado foi negativo.

###Microcefalia causada por zika vírus ainda é hipótese científica
O zika vírus está associado ao aumento de casos de microcefalia pelo fato de as mães que tiveram bebês com a malformação relatarem terem tido sintomas da doença no início da gravidez. Cientistas, porém, não conseguiram confirmar efetivamente se o zika é causador da microcefalia, por isso se diz que há uma “associação”, já que o aumento de casos de microcefalia coincidiu com o aumento de casos de zika.

Com a confirmação de o zika ter passado pela placenta, essa hipótese científica está cada vez mais perto de ser confirmada. Mais estudos serão necessários todas as dúvidas, já que o país está enfrentando um problema ainda novo.

###Veja como se prevenir:
1. Use repelente de insetos e reaplique conforme a instrução do rótulo. Foto: iStock

2. Não se esqueça de aplicar um repelente específico para crianças, já que a pele delas é mais sensível e a concentração do adulto pode causar alergias e até mesmo intoxicações. Foto: iStock

3. Não deixe água acumulada em nenhum lugar: em apenas sete dias muitos mosquitos aedes aegypti podem nascer, se tornando vetores da dengue, zika e chikungunya. Foto: Josi Pettengill/ Secom-MT

4. Se foi infectado por algum dos vírus, seja dengue, chikungunya ou zika, continue usando repelentes. Isso evita que o mosquito te pique e contraia o teu vírus, transmitindo para outras pessoas. Foto: iStock

5. Use roupas claras que cubram a maior parte do corpo. Foto: Divulgação

6. Tenha um cuidado especial com idosos: eles são mais frágeis às consequências dos vírus transmitidos pelo aedes aegypti.

Usar repelente de inseto para evitar ser picado pelo aedes aegypti é ainda a melhor forma de se prevenir contra o zika vírus. Eliminar criadouros do mosquito é igualmente fundamental para evitar a proliferação de vetores.

Além disso, quando alguém adoecer com o zika vírus, dengue ou chikungunya, é importante continuar usando repelentes para evitar ser picado e transmitir o próprio vírus ao mosquito, que picará outras pessoas e espalhará a doença.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Inscrições para o Encceja são prorrogadas até 25 de janeiro
BRASIL
Inscrições para o Encceja são prorrogadas até 25 de janeiro
"Boca de fumo" é fechada no Jardim Itália e três são detidos
DOURADOS
"Boca de fumo" é fechada no Jardim Itália e três são detidos
Salariômetro: reajuste salarial ficou abaixo da inflação em dezembro
BRASIL
Salariômetro: reajuste salarial ficou abaixo da inflação em dezembro
O Ensino Fundamental do Seu filho para 2021
EDUCAÇÃO
O Ensino Fundamental do Seu filho para 2021
Empresa deve projetar asfalto entre distritos de Dourados por R$ 257 mil
MS-274
Empresa deve projetar asfalto entre distritos de Dourados por R$ 257 mil
DOURADOS
Prefeito isenta imposto para construção de indústria com investimento bilionário
SAÚDE & BEM - ESTAR
Unimed Dourados lança novo site para beneficiários e cooperados
REGIÃO
Traficante é flagrado com 1 tonelada de maconha em picape guinchada
ENSINO FUNDAMENTAL
Inscrições para o Encceja 2020 terminam nesta sexta-feira
ESTADOS UNIDOS
Biden vai pedir quarentena a passageiros internacionais

Mais Lidas

DOURADOS
Segundo corpo encontrado às margens da BR-163 é identificado
VIAGEM SANTA
PF deflagra operação contra tráfico de drogas em empresas de turismo religioso de Dourados
DOURADOS
Um dos corpos encontrados às margens da BR-163 foi quase decapitado
DOURADOS
Alvo da PF, empresário foi preso com armas e fortuna ao sofrer atentado em 2019