sábado, 17 de maio de 2025
Dourados
29ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Vírus da Aids é usado para combater leucemia em menina

11 dezembro 2012 - 11h27



A garota americana Emma Whitehead, de 7 anos, conseguiu combater uma leucemia – câncer que atinge os glóbulos brancos do sangue, responsáveis pela defesa do organismo – graças a uma técnica experimental que usa o vírus da Aids para alterar as células do sistema imunológico e fazer com que o próprio paciente elimine a doença. As informações são do site do jornal "The New York Times".

Os resultados obtidos por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia em 12 pessoas foram apresentados neste domingo (9) e nesta segunda-feira (10) em uma reunião da Sociedade Americana de Hematologia, em Atlanta.

Emma já havia passado por sessões de quimioterapia, mas a doença voltou duas vezes. Desesperados, os pais procuraram um tratamento novo no Hospital Infantil da Filadélfia, que começou em abril e utilizou uma forma deficiente de HIV para reprogramar o sistema de defesa dos pacientes e matar as células cancerosas.

O tratamento com o remédio tocilizumab, porém, quase matou a menina – que teve 40,5° C de febre, ficou inconsciente e quase irreconhecível de tão inchada. Ela precisou respirar por aparelhos, e familiares e amigos chegaram a se despedir dela.

Hoje, mais de sete meses depois, o câncer desapareceu – mas a cura só é considerada total após um período de cinco anos. Emma voltou à escola, tem tirado notas altas e lê até 50 livrinhos por mês. Ela foi a primeira criança e um dos primeiros seres humanos a ter sucesso com a nova técnica, que dá ao sistema imune do próprio paciente a capacidade permanente de combater a doença.

A garota, que é filha única, foi diagnosticada em 2010 com leucemia linfoide (ou linfoblástica) aguda, que danifica o DNA de um grupo de células na medula óssea, que acabam sendo substituídas por células doentes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS

Homem agride ex em via pública após negativa de reatar relação e foge com filha

PROJERO DE LEI

Programa de capacitação de mulheres para atuar no turismo é criado

Morre Claudinei da Silva, ex-prefeito de Glória de Dourados e ex-deputado estadual de MS
LUTO

Morre Claudinei da Silva, ex-prefeito de Glória de Dourados e ex-deputado estadual de MS

Baile Charme do viaduto de Madureira comemora 35 anos
GERAL

Baile Charme do viaduto de Madureira comemora 35 anos

Cunhado é suspeito de furtar celulares de familiares em residência
DOURADOS

Cunhado é suspeito de furtar celulares de familiares em residência

ARTIGO

Seja Luz para o Brasil! Não desista!

INFORME PUBLICITÁRIO

Último fim de semana da Expoagro: aproveite as condições exclusivas da Enzo Caminhões Mercedes-Benz

GERAL

Desastre de Mariana: ação civil pública mira escritórios de advocacia

DOURADOS

Laudir busca esclarecimentos sobre interrupção do serviço de motolância do Samu

DOURADOS

Curso de Veterinária da Unigran encerra XVI Semana Científica com saldo positivo

Mais Lidas

DOURADOS

Mulher tenta forçar adolescente a tocá-la e é presa por importunação sexual

DOURADOS

Reparo em adutora é finalizado, mas abastecimento só deve ser concluído à tarde

ITAQUIRAÍ

Feminicida compartilhou foto de vítima morta em grupos de WhatsApp

TRÁFICO

Cocaína avaliada em R$ 18 milhões é apreendida no Anel Viário de Dourados