terça, 11 de agosto de 2026
Dourados
18ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
POLÍTICA

Urna eletrônica é patrimônio da democracia, diz presidente do TSE

03 agosto 2026 - 22h20Por Agência Brasil

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Kassio Nunes Marques, defendeu nesta segunda-feira, dia 03 de agosto, o sistema eletrônico de votação e disse que a urna representa um "patrimônio da democracia brasileira".

As declarações do ministro foram proferidas durante a abertura da sessão do TSE que marcou a volta das sessões presenciais após o recesso de julho.

Nunes Marques conclamou os eleitores a participarem das atividades da Semana Nacional do Sistema Eletrônico de Votação, que contará com demonstrações sobre o uso da urna, palestras, exposições e ações de combate à desinformação contra o processo eleitoral. 

"O objetivo é ampliar o conhecimento da sociedade acerca das diversas etapas do processo eleitoral e reafirmar, por meio da transparência, de informação qualificada e da participação cidadã, a robustez, a audibilidade e permanente evolução tecnológica de um sistema que constitui patrimônio da democracia brasileira", afirmou.

O presidente também reafirmou a transparência do sistema de votação.

"As portas da Justiça Eleitoral permanecem abertas para quem deseja conhecer, acompanhar e fiscalizar o processo eleitoral. Transparência não é apenas um compromisso desta instituição, é um dos pilares sobre os quais se sustenta a confiança da sociedade nas eleições brasileiras", completou.

Eleições

O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro, quando serão eleitos deputados federais, estaduais, distritais, governadores, senadores e o presidente da República.

O segundo turno está marcado para o dia 25 e pode ocorrer na disputa para os cargos de governador e presidente. Os eleitores voltarão às urnas se nenhum dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos válidos, excluindo brancos e nulos, no primeiro turno.

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Colocamos as desavenças de lado', diz Michelle sobre Flávio
ELEIÇÕES 2026

'Colocamos as desavenças de lado', diz Michelle sobre Flávio

Brasileiro e mais três são presos com 45 quilos de cocaína
FRONTEIRA

Brasileiro e mais três são presos com 45 quilos de cocaína

PF pede que STF decida destino de armas de Jair Bolsonaro
APREENDIDAS

PF pede que STF decida destino de armas de Jair Bolsonaro

Soldado preso dar carona a jovem com droga é levado para presídio
TRÁFICO

Soldado preso dar carona a jovem com droga é levado para presídio

Senado aprova plano para fabricação de fertilizantes no Brasil
POLÍTICA

Senado aprova plano para fabricação de fertilizantes no Brasil

Homem é preso com maconha "Dry" em pneu de moto na MS-134

MOTOVELOCIDADE

Rio de Janeiro vai sediar evento de lançamento da MotoGP 2027

Bem e mamando, bebê sequestrada volta para casa após 5 dias

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 3043 da Mega-Sena

GOLPE

Caminhoneiro perde R$ 16 mil após videochamada por emprego

Mais Lidas

SIDROLÂNDIA

Carreta cai em rio após ponte ceder em MS

POLÍCIA

Operação nacional apura desvio de quase 100 toneladas de soja em MS e mira patrimônio de criminosos

LOTERIA

Bolão feito na região Sul de MS leva prêmio de mais de meio milhão na Lotofácil

DOURADOS

Motociclista de 53 anos morre no Hospital da Vida após sofrer acidente