A milícia que protegeu o mentor do 11 de Setembro e a rede criada pelo terrorista mais famoso da história já deram início à sua campanha de vingança pela morte de Osama bin Laden nesta sexta-feira. O Talibã atacou no Paquistão, matando pelo menos 80 pessoas em atentados suicidas cometidos contra um centro paramilitar da polícia na região noroeste do país. O atentado foi reivindicado pelos talibãs como sua primeira ação de vingança por Osama. Já a Al Qaeda entrou em ação no Iêmen, matando mais cinco pessoas. Dois homens suspeitos de pertencer à rede terrorista atingiram um grupo de soldados com um foguete antitanques. A emboscada contra o veículo do Exército ocorreu perto da localidade de Marib, ao leste da capital iemenita, Sanaa.
Os insurgentes talibãs, ligados à Al Qaeda e autores de uma campanha de atentados violentos no Paquistão, já haviam ameaçado executar represálias contra Islamabad e as forças de segurança do país, acusadas de cumplicidade no ataque de um comando americano que matou bin Laden, há onze dias, no norte do país. O ataque da manhã desta sexta, em Shabqadar, vilarejo do noroeste do Paquistão, foi cometido por um homem que estava em uma motocicleta - ele detonou a bomba que transportava no momento em que cadetes, já sem uniforme militar, pretendiam subir nos ônibus que os levaria para casa para dez dias de férias, informou Nisar Jan Marwat, chefe de polícia do distrito de Charsada.
O atentado teve como alvo o centro de treinamento de uma unidade paramilitar da polícia responsável por vigiar as fronteiras paquistanesas. Mais tarde, quando os policiais e as equipes de emergência atendiam aos feridos, outro homem-bomba, também em uma moto, provocou uma nova carnificina. "Pelo menos 80 pessoas morreram, 69 delas militares e onze civis", afirmou Bashir Ahmed Bilur, ministro da província de Jiber-Pajtunjwa, onde aconteceu a tragédia. Mais de 140 pessoas ficaram feridas, 40 delas em estado grave, segundo fontes médicas. "Estava sentado no ônibus e esperava meus colegas. Estávamos felizes por termos a chance de ver nossas famílias e escutei alguém gritar 'Deus é grande' antes de uma forte explosão", contou o cadete Ahmad Ali. "Depois ouvi uma segunda explosão. Saí do ônibus todo ensanguentado."
Retaliação - O ataque desta sexta foi a ação terrorista mais violenta do ano no Paquistão. "É uma primeira ação para vingar o martírio de Osama. Ela foi executada por dois de nossos combatentes", confirmou por telefone Ehsanullah Ehsan, porta-voz do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP). "Esperem grandes ataques no Paquistão e no Afeganistão", ameaçou. O TTP, que jurou lealdade à Al Qaeda em 2007, é o principal responsável pelos cerca de 450 atentados que mataram mais de 4.300 pessoas em todo o país em quase quatro anos. Em 2007, a organização terrorista decretou a "guerra santa" contra Islamabad por seu apoio a Washington na guerra ao terror. Shabqadar fica perto das zonas tribais na fronteira com o Afeganistão, reduto dos talibãs paquistaneses e principal santuário da Al Qaeda no mundo.
A região também serve de retaguarda aos talibãs afegãos, sobretudo à rede Haqani, que tem como alvo prioritário a força militar americana, que corresponde a dois terços de toda a máquina de guerra instalada no Afeganistão. A Al Qaeda usa campos de treinamento nas zonas tribais e preparou nestes locais os terroristas que cometeram atentados (ou tentaram atacar) nos EUA e na Europa, como os de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, Londres em 2005, Madri em 2004 e Nova York em 2010. Era nessa região fronteiriça e com montanhas que os especialistas achavam que bin Laden estava escondido. Ele estava, na verdade, na cidade de Abbottabad, perto de Islamabad, capital do Paquistão.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia fecha "boca de fumo" e prende traficante em flagrante
Líder do Centrão ataca Comunicação do governo Lula, que responde

Veículo furtado em São Paulo é recuperado em Mato Grosso do Sul
Eduardo Bolsonaro diz que tarifa é resposta a abusos de Moraes

Passageira entra em trabalho de parto e motorista é escoltado
Trama golpista: Moraes mantém prisão do general Mário Fernandes
CAMPO GRANDEAdolescentes apedrejam homem enquanto ele dormia em calçada
SAÚDEMS adota Estrutura Mosaico para vigilância contra vírus respiratório
FRONTEIRAPreso suspeito de emboscar e matar trabalhador em estrada rural
NOVAS TECNOLOGIASSUS vai oferecer 2 tratamentos hormonais para endometriose
Mais Lidas

Produtor rural de Dourados perde R$ 100 mil em golpe da falsa venda de milho

Bebê de um ano morre em MS e suspeita é que tenha sido estuprada pelo pai

Novo leilão do Detran tem Corsa com lance inicial de R$ 3.545
