domingo, 08 de fevereiro de 2026
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

SUS mantém epidemia de Aids estabilizada no Brasil

28 novembro 2011 - 16h27

O investimento do Sistema Único de Saúde na prevenção e na ampliação da testagem e do acesso ao tratamento antirretroviral, além da capacitação dos profissionais de saúde, mantém sob controle a epidemia de aids no Brasil. De acordo com o Boletim Epidemiológico Aids/DST 2011, divulgado nesta segunda-feira (28) pelo Ministério da Saúde, a prevalência (estimativa de pessoas infectadas pelo HIV) da doença permanece estável em cerca de 0,6% da população, enquanto a incidência (novos casos notificados) teve leve redução de 18.8/100 mil habitantes em 2009 para 17,9/100 mil habitantes em 2010.

“O Brasil segue a tendência mundial de redução de casos e óbitos ao longo dos anos. As pessoas estão vivendo mais e melhor com a doença, graças ao acesso aos medicamentos”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele reforçou que o Ministério da Saúde está investindo na expansão da testagem rápida para garantir que o diagnóstico seja o mais breve possível, com ações do Fique Sabendo. “Quanto mais cedo o vírus é descoberto, mais cedo tem início o tratamento, proporcionando qualidade de vida para quem vive com a doença”, destaca.

Em alguns grupos, o avanço no combate à epidemia é mais marcante. Entre os menores de cinco anos de idade, casos relacionados à transmissão vertical, ou seja, da mãe para o bebê durante a gravidez, o parto ou pelo leite materno, a taxa de incidência (número de casos por 100 mil habitantes), caiu 41% de 1998 a 2010. “A redução vertical, mesmo num período muito curto, já demonstrou um impacto positivo da ampliação do acesso das mulheres ao diagnóstico no pré-natal”, destacou Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Em relação à taxa de mortalidade, o Boletim também sinaliza queda. Em 12 anos, a taxa de incidência baixou de 7,6 para 6,3 a cada 100 mil pessoas. A queda foi de 17%.

O boletim, no entanto, chama a atenção para públicos específicos, que têm tido comportamento diverso e ampliado o número de casos. Ao longo dos últimos 12 anos, a porcentagem de casos na população de 15 a 24 anos caiu. Já entre os gays a mesma faixa houve aumento de 10,1% entre os gays da mesma faixa. No ano passado, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com aids, havia 10 heterossexuais. Essa relação, em 1998, era de 12 para 10.

Na população de 15 a 24 anos, entre 1980 e 2011, foram diagnosticados 66.698 casos de aids, sendo 38.045 no sexo masculino (57%) e 28.648 no sexo feminino (43%). O total equivale a 11% do total de casos de aids notificados no Brasil desde o início da epidemia ocorre entre jovens.

O quadro levou o Ministério da Saúde a priorizar este público na campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que acontece em 1 de dezembro.

A campanha do Dia Mundial deste ano, por meio do slogan “A aids não tem preconceito. Previna-se”, reforça a necessidade de se discutirem questões relacionadas à vulnerabilidade à aids entre jovens gays de 15 a 24 anos e entre pessoas vivendo com HIV/aids. Também busca uma sociedade mais solidária, sem preconceito e tolerante à diversidade sexual.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Nota de falecimento - Paulo Roberto Capiberite
PESAR

Nota de falecimento - Paulo Roberto Capiberite

Amigos morrem após bater motocicleta na lateral de caminhão
CAMPO GRANDE 

Amigos morrem após bater motocicleta na lateral de caminhão

Turismo é mobilizado para proteção de crianças no Carnaval
TRADE

Turismo é mobilizado para proteção de crianças no Carnaval

BRASIL

PIX movimenta R$ 35,4 trilhões em 2025 e bate recorde

FUTEBOL

FFMS firma parceria para transmissão de jogos do Estadual 

BATAYPORÃ

Prefeitura abre seleção para professor do ensino fundamental

REGIÃO 

Saúde apreende lote milionário de canetas emagrecedoras

ANASTÁCIO

Identificado ciclista que morreu em acidente com caminhão

FUTEBOL

Palmeiras vence Corinthians e fatura a Supercopa Feminina

ARTIGO

As "sementes" de um novo Brasil!?

Mais Lidas

DOURADOS

Vítima denuncia inquilino por não pagar aluguel e não devolver itens levados para conserto

DOURADOS

Golpe do Pix: vítima perde quase R$ 4 mil após clicar em link de falso crédito

ESTACIONAMENTO ROTATIVO

Contrato com empresa do 'parquímetro' é encerrado em Dourados

BR-163

Laudo da PRF aponta que caminhão teria provocado acidente que envolveu quatro veículos em Caarapó