sábado, 07 de março de 2026
Dourados
36ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BOLSONARISTA

STF forma maioria para tornar deputado réu por forjar atentado

13 agosto 2022 - 13h20Por G 1

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria, com seis ministros favoráveis e 0 contrário, para transformar em réu o deputado bolsonarista Loester Trutis (PL-MS). Ele é acusado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) de ter forjado o próprio atentado à bala. A votação foi realizada nesta sexta-feira, dia 12 de agosto, em sessão virtual.

Votaram os ministros Rosa Weber, relatora do inquérito, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Edson Fachin e Carmen Lúcia, o que tornou Trutis réu.

Seis votos dos 11 ministros contra o parlamentar e seguindo a relatora Rosa Weber, foram suficientes para levá-lo a julgamento por falsa comunicação de crime, porte e disparo de arma de fogo.

Ainda não há data marcada para o próximo julgamento do então deputado, que poderá ser dado como culpado ou inocente das acusações – se algum ministro que já votou mudar o voto. O julgamento começou dia 5 de agosto e o prazo termina na próxima segunda-feira (15).

Loester foi eleito em 2018 sob a bandeira da nova política e com propostas conservadoras, defendendo as ideias do presidente Jair Bolsonaro sobre o armamento da população. Ele está em seu primeiro mandato na Câmara e já ocupou a vice-liderança do governo na Casa.

O réu, que é candidato à reeleição, caso seja condenado, deverá ter o atual mandato cassado e ficar inelegível por até oito anos. Se conseguir se reeleger, não deverá ser diplomado pela Justiça Eleitoral.

O caso começou a ser investigado no ano passado, quando o deputado bolsonarista afirmou ter sido vítima de uma “emboscada” na rodovia BR-060, entre Sidrolândia e Campo Grande. O carro que era dirigido por um assessor foi atingido por tiros nos vidros traseiros e na lateral.

O próprio parlamentar postou imagens do veículo nas redes sociais e se dirigiu à Superintendência da Polícia Federal, onde formalizaram a denúncia de suposta tentativa de homicídio. Mas, de vítima, o parlamentar passou a investigado. Segundo a Polícia Federal, o atentado não ocorreu, portanto, não houve crime contra ele. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Casal é preso com emagrecedor e anabolizantes do Paraguai
IGUATEMI

Casal é preso com emagrecedor e anabolizantes do Paraguai

MS antecipa medidas para aumento de vírus respiratórios
SAÚDE 

MS antecipa medidas para aumento de vírus respiratórios

Jovem morre ao sofrer convulsão em discussão com namorado
CAPITAL

Jovem morre ao sofrer convulsão em discussão com namorado

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 50 milhões neste sábado
LOTERIA

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 50 milhões neste sábado

Campeonato de karatê acontece hoje no Ginásio Municipal
ESPORTES

Campeonato de karatê acontece hoje no Ginásio Municipal

BRASIL

Defesa confirma morte de Sicário, aliado de Vorcaro

FUTEBOL

Operário e Ivinhema enfrentam times de Goiás e Minas Gerais na Série D do Brasileiro

DEPAC

Em poucas horas, motos são furtadas em Dourados

DOURADOS

Com capacitação, Prospera MS faz produtores ampliarem mix de mercadorias

DOURADOS

Homem é preso após ameaçar a própria esposa de morte

Mais Lidas

DOURADOS

Nova avenida vai margear Parque Arnulpho Fioravante com projeção de ligação à BR-163

DOURADOS

Ex-administrador de hospital é investigado por desvio milionário e tem bens sequestrados em operação

JARDIM ÁGUA BOA

Polícia cumpre mandado em Dourados e investiga suspeita de golpe em clínica oftalmológica

INFORME PUBLICITÁRIO

Cantina MS se consolida como referência em lazer, gastronomia e eventos