terça, 13 de maio de 2025
Dourados
17ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

STF decreta perda de mandato de deputados condenados do mensalão

17 dezembro 2012 - 16h45

Os parlamentares condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, estão proibidos de exercer seus mandatos, segundo decisão de hoje (17) do Supremo Tribunal Federal (STF). Por placar de 5 votos a 4, a Corte entendeu que a decisão de cassar os mandatos não cabe ao Congresso Nacional, pois as Casas Legislativas só devem ratificar o entendimento do STF. A decisão só deve ser cumprida quando transitar em julgado, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recursos.

Três deputados federais condenados no mensalão serão diretamente afetados: João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT). O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), já sinalizou em outras oportunidades que não pretende aderir automaticamente ao entendimento do STF, pois acredita que a Corte não pode deliberar sobre um tema político.

A questão da perda de mandato começou a ser discutida no dia 6 de dezembro. O último debate ocorreu há uma semana, quando o placar estava empatado em 4 votos a 4: metade dos ministros defendia a preponderância da decisão do STF e a outra metade queria que a última palavra fosse do Congresso Nacional.

Último ministro a votar, Celso de Mello ficou doente, o que acabou postergando o desfecho para hoje. O ministro foi internado com infecção nas vias respiratórias na última quarta-feira (12), e só recebeu alta médica na sexta-feira (14).

Conforme já havia sinalizado em discussões anteriores, o ministro aderiu à tese de que a decisão final sobre perda de mandato é do STF. Para Celso de Mello, não é possível aceitar que um parlamentar com diretos políticos suspensos por condenação criminal continue exercendo mandato.

“A perda do mandato é consequência direta e imediata da suspensão de direitos políticos por condenação criminal transitada em julgado. Nesses casos, a Câmara dos Deputados procederá meramente declarando o fato conhecido já reconhecido e integrado ao tipo penal condenatório”, disse.

O ministro ainda criticou a possibilidade de a Câmara dos Deputados não cumprir a decisão do STF, o que classificou como “intolerável, inaceitável e incompreensível”. Ele defendeu a responsabilização penal dos agentes públicos que se negarem a cumprir decisões judiciais, alegando que “qualquer autoridade pública que desrespeita a decisão do Judiciário transgride a ordem constitucional”.

No início do voto, Celso de Mello defendeu também que o presidente do STF e relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, seja o responsável pela execução das penas dos réus, sem delegar a função para juízes de instâncias inferiores.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUSTIÇA

CPI das Bets: Mendes autoriza silêncio de influenciadora Virgínia

Mulher é vítima de golpe na compra de convites para show durante a Expoagro
ALERTA

Mulher é vítima de golpe na compra de convites para show durante a Expoagro

Inscrições para curso gratuito de iluminação para cinema e audiovisual encerram dia 16 de maio
MATO GROSSO DO SUL

Inscrições para curso gratuito de iluminação para cinema e audiovisual encerram dia 16 de maio

Homem é detido por desobediência e recusa de identificação após infração de trânsito
JARDIM CLÍMAX

Homem é detido por desobediência e recusa de identificação após infração de trânsito

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça
GERAL

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

POLÍTICA

Projeto cria programa para alfabetização digital de comunidades na Amazônia

TRÊS LAGOAS

Polícia desmantela ponto de tráfico e apreende adolescentes com drogas

ECONOMIA

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

REGIÃO

Arsenal de armas é apreendido durante atendimento de ocorrência de ameaça

ECONOMIA

Dólar sobe para R$ 5,68 com anúncio de acordo entre EUA e China

Mais Lidas

TRÂNSITO

Mulher fica em estado gravíssimo após acidente entre moto e caminhonete no centro de Dourados

DOURADOS

Rompimento de adutora afeta abastecimento de água em diversos bairros de Dourados

DOURADOS

Homem é sequestrado e agredido por trio em matagal

DOURADOS

Câmeras flagram motociclistas furando sinal e encobrindo placa; infração é gravíssima