O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, renunciou ao cargo neste sábado. Em meio a vaias, ele chegou ao Palácio do Quirinal, em Roma, para apresentar sua renúncia ao presidente Giorgio Napolitano. Em frente ao palácio, uma multidão gritava "palhaço" e erguia cartazes que diziam "Bye, bye, Berlusconi".
Como prometido por ele mesmo, Berlusconi renunciou após a Câmara dos Deputados aprovar mais cedo um pacote de austeridade fiscal exigido pela União Europeia, em meio à grave crise que atinge a região. As medidas já haviam sido aprovadas pelo Senado italiano na sexta-feira.
As consultas políticas para a formação do governo de transição começam neste domingo. A expectativa é de que o novo governo seja liderado pelo senador vitalício Mario Monti, com quem Berlusconi se reuniu horas atrás.
Nas últimas semanas, os mercados financeiros reagiram com volatilidade ao fracasso do governo italiano em controlar sua dívida e reativar a terceira maior economia da zona do euro.
####Com informções da AFP E AGÊNCIA ESTADO
Deixe seu Comentário
Leia Também

Saiba como emitir alerta do aplicativo Celular Seguro em caso de roubo

Sétima rodada tem quatro jogos neste domingo e CEN pode abrir vantagem na liderança

Tragédia alerta sobre crimes contra pessoas íntimas para "punir" mulheres

Motorista tenta manobrar caminhão e veículo cai em buraco na calçada

Organizações denunciam à ONU fome e violação de direitos em presídios

Moraes vota por rejeitar recurso de réus do Núcleo 3 da trama golpista

Dupla especializada em furtos de motocicletas é presa em Dourados

Morre José Álvaro Moisés, intelectual fundador do PT

Em MS, folga no Carnaval depende do patrão e funcionários faltosos podem ter dia descontado

Em confronto decisivo, DAC enfrenta Bataguassu neste domingo no Douradão
Mais Lidas

Pescadores constroem rampa para barcos em busca de belas paisagens, esporte e até "dinossauros"

Vítima registra ocorrência após descobrir dívida de R$ 72 mil ao tentar financiamento imobiliário

Operação do Gaeco apura contrato de R$ 1,5 milhão entre prefeitura e escritório de advocacia

