A senadora Marina Silva anunciou nesta quarta-feira em BrasÃlia sua saÃda do PT. A ex-ministra do Meio Ambiente não afirmou que irá ser candidata pela legenda à Presidência da República em 2010 pelo PV, que a convidou para a corrida presidencial. Marina ligou mais cedo para o presidente do PT, Ricardo Berzoini, para comunicar a saÃda.
"Cheguei à conclusão de algo muito semelhante ao que fiz a mais ou menos 30 anos atrás, quando decidi aos 16 anos sair da minha casa (...) naquele momento tive um sonho, de cuidar da saúde e estudar (...) e fui para Rio Branco, uma decisão difÃcil (...) eu recorro à essa história para dar a dimensão do que significa me desligar do Partido dos Trabalhadores depois de 30 anos de uma trajetória de trabalho, de construção, etc."
Marina Silva já havia manifestado anteriormente que desvincula a possibilidade de condicionar sua filiação ao PV a uma candidatura à Presidência em 2010. A senadora havia dito, em outros momentos, que não iria subordinar a decisão de trocar de partido à corrida presidencial.
A senadora já havia dito ainda que não existe voto a ser dividido entre ela, se for candidata, e a ministra-chefe da Cada Civil, Dilma Rousseff, que deve disputar as eleições presidenciais em 2010 pelo PT.
O cantor e compositor Gilberto Gil afirmou ao jornal Folha de S.Paulo na segunda-feira que, se for convidado, pode aceitar ser vice na eventual candidatura da ex-ministra à Presidência da República pelo PV. Gil disse, porém, que ainda não houve convite por parte de Marina, mas que os dois devem conversar pessoalmente sobre o assunto.
Marina Silva trabalhou durante alguns anos ao lado do lÃder seringueiro Chico Mendes, morto em 1988, pelo desenvolvimento da região amazônica. Em 1985 se filiou ao PT e em 1988 foi eleita vereadora em Rio Branco. Dois anos depois chegou ao cargo de deputada estadual. Em 1994, foi eleita a senadora mais jovem da história, com 36 anos. Em 2002 conquistou segundo mandato no Senado, mas deixou para assumir o Ministério do Meio Ambiente. Em maio de 2008, deixou de ser ministra por desavença com o Planalto e voltou ao congresso.
Deixe seu Comentário
Leia Também

130 anos de Excelência?

PolÃcia flagra caminhão carregado com pneus do Paraguai

Estadual prossegue com mais quatro partidas neste fim de semana
UEMS está com inscrições abertas para seleção de professor temporário para curso de Medicina

Barbosinha dá nome de 'Coronel Adib Massad' à sede do DOF em Dourados

PMA autua arrendatário e agrônoma em R$ 50 mil por licença falsa e desmatamento

Governo recebe motoristas de aplicativos e discute ações em benefÃcio da categoria
Comitê incentivará a participação feminina na justiça de MS

PolÃcia flagra adolescente de 12 anos pilotando moto em alta velocidade

STF julga se barra "legÃtima defesa da honra" em casos de feminicÃdio
Mais Lidas

VÃdeo mostra momento da colisão entre veÃculos em Dourados

Casal é assassinado na fronteira e corpos são deixados um ao lado do outro

Colisão entre veÃculos deixa pessoa gravemente ferida em Dourados
