quarta, 21 de maio de 2025
Dourados
28ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Seguro-desemprego terá reajuste menor que no ano passado

11 janeiro 2013 - 12h02

Em 2013, o seguro-desemprego terá um reajuste menor do que o do ano anterior. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) decidiu mudar o cálculo da correção do benefício. Neste ano, o reajuste dos valores das três faixas salariais usadas no cálculo do benefício será feita com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulada em todo o ano de 2012. Nesta quinta-feira (10), o IBGE informou que o INPC fechou o ano em 6,2%.

Deste modo, o seguro-desemprego será mais baixo do que o pago em 2012, quando o cálculo do benefício considerou a correção do salário mínimo (que sobe de acordo com o PIB e com o INPC). No ano passado, as três faixas do seguro-desemprego subiram 14,1%. Se a mesma fórmula fosse mantido em 2013, as faixas do seguro-desemprego teriam de subir 9% neste ano, e não os 6,20% anunciados pelo governo federal.

A resolução 707, que confirma a decisão, foi publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (11). Foi mantida a regra de que o valor do benefício não pode ser inferior ao do salário mínimo, que é de R$ 678 neste ano.

A apuração do valor do benefício tem como base o salário mensal do último vínculo empregatício, na seguinte ordem: tendo o trabalhador recebido três ou mais salários mensais a contar desse último vínculo empregatício, a apuração considerará a média dos salários dos últimos três meses.

Caso o trabalhador, em vez dos três últimos salários daquele vínculo empregatício, tenha recebido apenas dois salários mensais, a apuração considerará a média dos salários dos dois últimos meses; ou caso o trabalhador, em vez dos três ou dois últimos salários daquele mesmo vínculo empregatício, tenha recebido apenas o último salário mensal, este será considerado, para fins de apuração. Caso o trabalhador não tenha trabalhado integralmente em qualquer um dos últimos três meses, o salário será calculado com base no mês de trabalho completo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Senado aprova projeto que assegura apoio familiar no tratamento do câncer de mama

Homem é preso em flagrante após atacar conselheira tutelar com golpe de facão
BELA VISTA

Homem é preso em flagrante após atacar conselheira tutelar com golpe de facão

Prefeitura alerta sobre golpe com falsos cursos de agente de saúde
DOURADOS

Prefeitura alerta sobre golpe com falsos cursos de agente de saúde

Homem é preso por abusar sexualmente de enteada durante seis anos
SANTA RITA DO PARDO

Homem é preso por abusar sexualmente de enteada durante seis anos

CCJ aprova fim da reeleição, mandatos de cinco anos e eleições unificadas
BRASIL

CCJ aprova fim da reeleição, mandatos de cinco anos e eleições unificadas

POLÍCIA

Construtora é alvo de furto durante a madrugada em Dourados

VOX VERIATIS

Empresários e ex-servidores da Educação em MS foram alvos de operação da PF

TRAMITAÇÃO

Prioridade para pessoas com deficiência em vagas nas escolas é aprovada

REGIÃO

Casal investigado por tráfico interestadual de drogas é preso

DADOS DO SETOR

Aviação doméstica cresce 9,6% em abril e alcança 7,9 milhões de passageiros em voos pelo país

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Moradora de Dourados morre queimada em frente à casa de ex na capital

ALERTA

Sanesul informa possibilidade de falta d'água em diversos bairros de Dourados nesta segunda-feira

DOURADOS

Justiça decreta prisão preventiva de empresário, esposa e motorista após apreensão de cocaína

TRÁFICO

Contêiner com droga escondido em chácara levou polícia a prender célula do PCC em Dourados