Segundo o calendário do Ministério da Saúde, 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Entre os muitos males que faz a saúde, o cirurgião vascular Marco Antônio Lourenço lembra que o vício também é um fator de risco para o aparecimento do aneurisma da aorta abdominal, que, quando rompe, é fatal em quase 90% dos casos. “O tabagismo enfraquece a parede das artérias, deixando-as mais suscetíveis ao aparecimento do aneurisma, que é uma dilatação ou inchaço que aparece no vaso sanguíneo. Em outros locais do corpo, o problema pode comprometer o funcionamento de determinados órgãos, mas na aorta, leva à morte 90% dos pacientes, no momento em que há um rompimento da parede do vaso causando uma intensa hemorragia interna”, alerta.
O especialista explica que a genética também influencia no aparecimento do aneurisma, mas ressalta que mesmo pessoas sem histórico na família podem apresentar o problema. Para tentar prevenir, a orientação é eliminar os fatores de risco. “Além de acabar com o tabagismo, é fundamental controlar o colesterol, a pressão arterial, o diabetes, realizar exercícios físicos e fugir da obesidade. A atenção deve ser redobrada pelos homens acima de 60 anos, que têm uma predisposição maior que as mulheres, em desenvolver o aneurisma de aorta abdominal”.
Segundo Lourenço, 70% dos pacientes não apresentam sintomas, o que torna o aneurisma da aorta abdominal ainda mais perigoso. “Em alguns casos, a pessoa pode ter a sensação de ‘um coração pulsando na barriga’ e esse pode ser um sinal de que algo está errado. Mas, em boa parte das vezes, o diagnóstico é feito por acaso, em um exame de rotina, como um ultrassom abdominal para avaliar outro problema. Quando não detectado, o aneurisma da aorta pode aumentar de tamanho até sua ruptura, causando uma hemorragia grave e levando à morte”, explica.
Outro risco da presença do aneurisma é que dentro dele se formam coágulos e trombos que podem se desprender e causar a obstrução de artérias, resultando na falta de circulação sanguínea para órgãos e tecidos. “Alguns riscos variam de acordo com a região em que se localiza o aneurisma. Nas artérias dos membros inferiores, pode ocorrer a oclusão total da artéria podendo levar à amputação. Em artérias viscerais, que irrigam órgãos como baço, fígado, rins, intestino, podem acontecer rompimentos ou oclusões que prejudicam o funcionamento de determinado órgão ou provocar uma hemorragia interna grave”.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Saiba como emitir alerta do aplicativo Celular Seguro em caso de roubo

Sétima rodada tem quatro jogos neste domingo e CEN pode abrir vantagem na liderança

Tragédia alerta sobre crimes contra pessoas íntimas para "punir" mulheres

Motorista tenta manobrar caminhão e veículo cai em buraco na calçada

Organizações denunciam à ONU fome e violação de direitos em presídios

Moraes vota por rejeitar recurso de réus do Núcleo 3 da trama golpista

Dupla especializada em furtos de motocicletas é presa em Dourados

Morre José Álvaro Moisés, intelectual fundador do PT

Em MS, folga no Carnaval depende do patrão e funcionários faltosos podem ter dia descontado

Em confronto decisivo, DAC enfrenta Bataguassu neste domingo no Douradão
Mais Lidas

Vítima registra ocorrência após descobrir dívida de R$ 72 mil ao tentar financiamento imobiliário

Pescadores constroem rampa para barcos em busca de belas paisagens, esporte e até "dinossauros"

Dourados terá comércio aberto durante o Carnaval; bancos e setor público param
