domingo, 15 de março de 2026
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
POLÍTICA

Sancionada lei que prorroga funcionamento de térmicas a carvão

06 janeiro 2022 - 13h14Por Agência Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a Lei 712/2019, que cria o programa de Transição Energética Justa, prorrogando os contratos de venda de energia elétrica por usinas térmicas movidas a carvão mineral em Santa Catarina. A lei estende por 15 anos, contados a partir de janeiro de 2025, os contratos de suprimentos dessas usinas.

A lei determina a prorrogação dos contratos do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL), no sul do estado, até 2040, para atender o sistema elétrico nacional.

A legislação determina a criação de um conselho, composto por representantes do governo, trabalhadores e empresas, que será responsável por implantar o programa de transição até o fechamento das minas de carvão.

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, a medida é voltada para preservar a atividade de mineração na região durante o período de transição. “A sanção ao projeto será importante para promover uma transição energética justa para a região carbonífera do Estado de Santa Catarina, observados os impactos ambientais, econômicos e sociais e a valorização dos recursos energéticos e minerais, além de apoiar as concessionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica de pequeno porte”, justificou a secretaria.

Pequeno porte
Além da prorrogação dos contratos de geração termelétrica a carvão mineral em Santa Catarina, a lei também cria subvenção econômica para as distribuidoras de energia elétrica de pequeno porte, com mercado próprio anual inferior a 350 gigawatts-hora (GWh).

As tarifas aplicáveis a essas concessionárias não poderão ser superiores às tarifas da concessionária de distribuição de energia elétrica de área adjacente e com mercado próprio anual superior a 700 Gwh.

A lei define ainda que a distribuidora de grande porte que adquirir outra com mercado próprio inferior a 700 GWh/ano terá direito a 25% da subvenção proposta por dez anos.

A Secretaria-Geral da Presidência disse que a medida vai garantir a modicidade nas tarifas de pequenas distribuidoras de energia. O custo dessa subvenção econômica será coberto pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), paga por todos os consumidores do país.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esqui brasileiro mira 2ª medalha paralímpica em adeus a Milão-Cortina
ESPORTE

Esqui brasileiro mira 2ª medalha paralímpica em adeus a Milão-Cortina

Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional
AGENTE SECRETO

Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Hugo Calderano perde de algoz olímpico e cai em torneio na China
TÊNIS DE MESA

Hugo Calderano perde de algoz olímpico e cai em torneio na China

Em agenda na fronteira, Governador entrega pacote de obras em Antônio João
ESTADO

Em agenda na fronteira, Governador entrega pacote de obras em Antônio João

Moraes autoriza transferência de condenados no caso Marielle para RJ
STF

Moraes autoriza transferência de condenados no caso Marielle para RJ

CAMPO GRANDE

Superaquecimento de ventilador teria provocado fumaça que assustou frequentadores da feira

ESPORTE

Seleção feminina de basquete decide futuro no Pré-Mundial contra Mali

EM TRÊS ANOS

Vereador Nô destaca apoio da Câmara de Rio Brilhante à Apae com repasses que chegam a R$ 1,3 milhão

SAÚDE

Ministério abre 310 vagas de especialização em enfermagem neonatal

DIREITOS HUMANOS

Cartilha reforça atuação do Ligue 180 no enfrentamento ao tráfico de pessoas e trabalho escravo

Mais Lidas

TRIBUTO

Taxa de lixo pode ser dividida em até 10 vezes em Dourados

MATO GROSSO DO SUL

Governo de MS diz ter bloqueado cartões sociais usados até para pagar motel

DESCAMINHO

Ação conjunta apreende carga de pneus contrabandeados do Paraguai

FUTEBOL

Árbitra de MS apita jogo do Brasileirão Série A neste sábado