quinta, 10 de setembro de 2026
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Relatório aponta casos de tortura e assassinato em presídios

10 junho 2011 - 19h45

O sistema prisional do Espírito Santo opera em uma situação de graves violações aos diretos humanos, que incluem tortura, superlotação de celas e até mesmo casos de assassinato. A conclusão está apresentada no relatório “Violações de Direitos Humanos no Sistema Prisional do Espírito Santo – Atuação da Sociedade Civil”, divulgado nesta sexta-feira (10).

A nova Unidade Socioeducativa Metropolitana de Vila Velha (Xuri), por exemplo, que abrigava, em abril de 2011, 68 adolescentes, adota o modelo utilizado nos novos Centros de Detenção Provisória do Estado, com isolamento por 23 horas diárias como castigo.

O documento foi organizado por instituições que acompanham a situação das casas de detenção e forneceram relatos e informações registradas ao longo de anos. Entre elas, o dado de que pelo menos dez casos de esquartejamento foram documentados na Cascuvi (Casa de Custódia de Viana) em 2006.

De acordo com o relatório, em fevereiro de 2010, foram encontrados porretes que seriam usados pelos monitores para torturas os jovens na Unis (Unidade de Internação Socioeducativa) de Cariacica. Nesta mesma unidade, três adolescentes foram assassinados somente entre abril e junho de 2009.
No DPJ (Departamento de Polícia Judiciária) de Vila Velha, a capacidade de detentos seria de 36 pessoas, mas as organizações chegaram a encontrar cerca de 300 presos, em 2009. Parte deles acorrentada pelos corredores do edifício.

As organizações responsáveis pelo relatório são CEDH-ES (Conselho Estadual de Direitos Humanos do Estado do Espírito Santo), o CDDH- Serra (Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra), o CADH-ES (Centro de Apoio aos Direitos Humanos “Valdício Barbosa dos Santos”), a Pastoral do Menor do Espírito Santo, a Conectas e a Justiça Global.

O secretário de Estado da Justiça do Espírito Santo, Ângelo Roncalli, afirmou que o Estado está se recuperando de um período sem investimento na área prisional. De acordo com ele, nos últimos oito anos foram inauguradas 24 unidades prisionais, gerando 9.576 vagas – e outras 936 serão abertas. Houve um investimento superior a R$ 450 milhões.

O secretário afirmou ainda que outro agravante é o número alto de prisões realizadas no Estado. O Espírito Santo saiu de uma população de pouco mais de 4.000 detentos em 2003 para aproximadamente 12.500 presos atualmente.

Fonte: R7

Deixe seu Comentário

Leia Também

Desabamento de telhado mobiliza Bombeiros e Samu em empresa na Vila Industrial
DOURADOS

Desabamento de telhado mobiliza Bombeiros e Samu em empresa na Vila Industrial

Mulheres, idosos e pessoas com deficiência poderão pedir desembarque fora do ponto à noite
PROJETO DE LEI

Mulheres, idosos e pessoas com deficiência poderão pedir desembarque fora do ponto à noite

Brasil habilita 21 novos estabelecimentos para exportar carne e miúdos bovinos à Indonésia
HABILITAÇÃO

Brasil habilita 21 novos estabelecimentos para exportar carne e miúdos bovinos à Indonésia

Plano de saúde terá que cobrir mamografia digital para todas as idades
SAÚDE

Plano de saúde terá que cobrir mamografia digital para todas as idades

Homem encontrado morto sob figueira apresentava problemas com álcool, diz familiar
DOURADOS

Homem encontrado morto sob figueira apresentava problemas com álcool, diz familiar

CLIMA

Trabalho preventivo da prefeitura ajuda para que Dourados não registre quedas de árvores no temporal

AÇÃO CONJUNTA

Condenado a mais de 23 anos por latrocínio na Paraíba é preso em MS

ECONOMIA

Isenção da "taxa das blusinhas" em compras até US$ 50 é sancionada

POLÍTICA

Sancionada lei que autoriza o BNDES a criar subsidiárias

POLÍTICA

Projeto permite transferência gratuita de titularidade de passagem aérea

Mais Lidas

DOURADOS

Grupo anuncia reativação do Dourados Park Hotel após duas décadas fechado

INFORME PUBLICITÁRIO

Pedro Juan Caballero abre a temporada da Black Friday Shopping China

DOURADOS

Interno da PED morre no Hospital da Vida após ser socorrido com suspeita de agressão

TEMPO

Com alerta de tempestade a partir da noite, Dourados deve ter semana chuvosa