domingo, 10 de novembro de 2024
Dourados
34ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
PRESIDENTE

Relator dá aval para sabatina de Galípolo, para o Banco Central

07 outubro 2024 - 21h50Por G1

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), apresentou nesta segunda-feira, dia 07 de outubro, relatório que abre caminho para a votação do nome do economista Gabriel Galípolo, para o cargo de presidente do BC (Banco Central), no lugar de Roberto Campos Neto, cujo mandato termina no fim deste ano.

Galípolo, que ocupa atualmente o posto de diretor de Política Monetária do órgão, foi indicado em agosto para o comando do BC, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O economista só será efetivado, em 2025, se passar pelo crivo dos senadores. A expectativa dos líderes é que o nome seja aprovado com folga.

A sabatina acontecerá nesta terça-feira (8) na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado. Em seguida, está prevista a deliberação da indicação pelo plenário do Senado. O nome é aprovado se receber a maioria dos votos dos presentes na sessão- maioria simples. A votação é secreta.

A sabatina serve para que os senadores avaliem a capacidade técnica e a isenção do indicado para assumir o posto. Na reunião, os parlamentares devem questionar Galípolo sobre como ele vai trabalhar para combater a inflação e se tomará decisões de forma independente ou influenciado pelo Palácio do Planalto.

De acordo com o parecer do relator Jaques Wagner, o economista tem as condições necessárias para concorrer a vaga e, obviamente, ser avaliado pelo Senado. Segundo o parecer, Galípolo declarou não possuir familiares em cargos públicos relacionados à atividade do BC, não ser sócio de empresas nem responder por processos na Justiça.

"O seu currículo revela o alto nível de qualificação profissional, a sua larga experiência em cargos públicos e a sua sólida formação acadêmica, com a devida capacitação em assuntos econômico-financeiros. Esta comissão fica, desta forma, em condições de deliberar sobre a indicação do senhor Gabriel Muricca Galípolo para ser conduzido ao cargo de presidente do Banco Central do Brasil", diz o documento.

O economista atuou na campanha de Lula à Presidência da República e na equipe de transição de governo. Ele substituiu Campos Neto durante as férias, em julho. É formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Desde que assumiu, o presidente faz sucessivas críticas a Campos Neto, chegou a chamá-lo de "adversário" por conta da desvalorização do real frente ao dólar.

O atual presidente do BC foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na gestão passada.

O Banco Central tem autonomia do governo. Desta forma, quem comanda o órgão, mesmo sendo indicado pelo presidente da República, assim como os diretores da instituição, cumprem mandatos. É tarefa do BC garantir estabilidade do sistema financeiro, amenizando a variação dos preços e da taxa de desemprego.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segundo dia do Enem: candidatos respondem a 90 questões até 18h30
EDUCAÇÃO

Segundo dia do Enem: candidatos respondem a 90 questões até 18h30

Após gritos, mulher é encontrada morta no quintal de residência
TRÊS LAGOAS

Após gritos, mulher é encontrada morta no quintal de residência

UEMS

Inscrições para apoio a eventos científicos, tecnológicos e de inovação encerram em dezembro

ESPORTE

Brasil goleia pelo Mundial de futebol de paralisados cerebrais

Discussão entre vizinhos termina em ameaça de morte
POLÍCIA

Discussão entre vizinhos termina em ameaça de morte

GERAL

Lula recebe liberação médica para viajar de avião

OPORTUNIDADE

Inscrições para concurso docente da UFGD seguem até 16 de dezembro

REGIÃO

Morador da Vila Ubiratan registra ocorrência após ter bicicleta furtada do quintal

GERAL

PF atua na segurança do segundo dia de provas do Enem 2024

DOURADOS

Mulher solicita medida protetiva após ser agredida por companheiro

Mais Lidas

LOTERIA

Bolão feito em MS leva prêmio de mais de meio milhão na Mega-Sena

COXIM

Trabalhador rural vai à cidade comemorar aniversário e desaparece

INVESTIGAÇÃO

Suspeito de tentativa de homicídio em SP é preso em Dourados

DOURADOS

Dono de fazenda é multado em R$ 15 mil por deixar gado morrer de fome