quinta, 10 de setembro de 2026
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Relação com o Paraguai: Brasil não vai rever tratado

21 abril 2008 - 10h08

Mesmo com a eleição do candidato de esquerda Fernando Lugo para a Presidência do Paraguai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que Brasil não vai rever o tratado de Itaipu – uma das principais bandeiras de campanha do ex-bispo católico. “Não muda o tratado”, afirmou Lula hoje (21), pouco antes de embarcar para o Brasil.

Ele minimizou a importância do tema, frisando que a agenda Brasil-Paraguai vai além da sociedade na hidrelétrica. “Nestes cinco anos de governo, tive umas 20 reuniões com o Paraguai. São muitos os temas; não é só a questão de Itaipu. A nossa fronteira, que é muito grande e envolve vários estados, também a questão da Ciudad Del Leste, de investimentos… Temos muito para continuar conversando com o Paraguai”, disse o presidente.

Indagado sobre o que representava a vitória de mais um líder de esquerda na América Latina, Lula disse que Lugo não é esquerdista. Também evitou compara-lo ao presidente boliviano, Evo Morales, que se elegeu com plataforma semelhante a de Fernando Lugo. Para Lula, a eleição de Lugo representa a vitória da democracia.

“Nós temos que valorizar as pessoas que são eleitas como resultado da democracia. O Lugo pelejou muito tempo, batalhou muito tempo, venceu uma eleição muito disputada, reconhecida já por todos os outros candidatos”, ponderou o presidente, ressaltando a lisura do processo eleitoral paraguaio.

“A democracia ganhou e o Paraguai certamente vai consolidar cada vez mais seu processo democrático. É importante lembrar que no Paraguai você tinha partido que governava há 60 ou 70 anos. Houve um câmbio, e esse câmbio, se foi da vontade do povo, merece todo o meu respeito”, completou.

Lula embarcou para o Brasil ao meio-dia desta segunda-feira (9h no horário de Brasilia), depois de dois dias de visita a Gana. A chegada a Brasília está prevista para as 17h, horário local.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia apreende mais de 10 quilos de cocaína em residência
DOURADOS

Polícia apreende mais de 10 quilos de cocaína em residência

Quinta-feira nublada com possibilidade de chuva em Dourados
TEMPO

Quinta-feira nublada com possibilidade de chuva em Dourados

Filhas morreram ao lado do pai meses após perderem mãe e avós
SEQUÊNCIA DE PERDAS

Filhas morreram ao lado do pai meses após perderem mãe e avós

Petrobras anuncia reajuste nos preços da gasolina para distribuidoras
ECONOMIA

Petrobras anuncia reajuste nos preços da gasolina para distribuidoras

Deputados autorizam a criação de 454 cargos no Ministério Público
EMPREGO

Deputados autorizam a criação de 454 cargos no Ministério Público

EDUCAÇÃO

UEMS Dourados oferece 306 vagas em cursos de graduação para 2027

JUSTIÇA

Dona de casa de prostituição é solta, sem contato com adolescentes

CINEMA

Seis filmes seguem na disputa para representar o Brasil no Oscar

CAPITAL

Guarda Municipal atira contra passageiro no interior de ônibus

FUTEBOL

Final única da Copa do Brasil 2026 será realizada em Brasília

Mais Lidas

DOURADOS

Grupo anuncia reativação do Dourados Park Hotel após duas décadas fechado

INFORME PUBLICITÁRIO

Pedro Juan Caballero abre a temporada da Black Friday Shopping China

DOURADOS

Interno da PED morre no Hospital da Vida após ser socorrido com suspeita de agressão

TEMPO

Com alerta de tempestade a partir da noite, Dourados deve ter semana chuvosa