terça, 14 de janeiro de 2025
Dourados
33ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Regras vão qualificar o portal do Software Público Brasileiro

04 janeiro 2010 - 16h12

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento elabora uma Instrução Normativa que vai trazer regras para a disponibilização de soluções, sejam elas públicas ou privadas, no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br).

A nova norma deverá ser publicada no primeiro semestre de 2010 após passar por processo de consulta pública.

Segundo o titular da SLTI, Rogério Santanna, o software público hoje é um projeto consolidado e a sua normatização vai qualificar ainda mais a iniciativa.

“Num primeiro momento vamos fazer uma discussão com as áreas de informática do governo e depois faremos uma consulta pública aberta à participação de toda sociedade", informou o secretário.

Ele participou no dia 16 de dezembro, em Brasília, da reunião de criação da Comissão de Coordenação do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informpática (SISP).

Essa é outra iniciativa do Ministério do Planejamento voltada à qualificação da Tecnologia da Informação no Governo. Criada por meio da Portaria N° 13 de 24 de novembro de 2009, o grupo é integrado pelos responsáveis pelas áreas de informática do Governo Federal.

Entre os seus objetivos está propor e avaliar periodicamente a formulação de políticas, diretrizes, normas e desenvolvimento dos recursos de informação e informática para a Administração Direta, autarquias e fundações.

A Comissão vai atuar também na promoção e desenvolvimento dos estudos na área, bem como estimular a articulação e cooperação entre os órgãos.

Na ocasião, Santanna destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelo Ministério do Planejamento no sentido de qualificar as áreas de tecnologia da informação do Governo Federal. Em 2009 foi realizado concurso público para a contratação de 230

Analistas de Tecnologia da Informação e aprovada a concessão de 350 Gratificação do SISP. Desse número, 250 já foram autorizadas por meio de seleção interna de servidores.

A reunião de criação da Comissão de Coordenação do SISP também contou com a presença da presidente da Escola Nacional de Administração Pública, Helena Kerr, do diretor- presidente do Serpro, Marcos Mazoni, além de diretores do Ministério do Planejamento e de representantes da DATAPREV e da ABEP.

SISP
Instituído pelo Decreto nº 1.048, de 21 de janeiro de 1994, esse sistema organiza o planejamento, a coordenação, a operação, o controle e a supervisão dos recursos de informação e informática dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, em articulação com os demais sistemas que atuam direta ou indiretamente na gestão da informação pública federal.

O Ministério do Planejamento é o órgão central deste sistema, por meio da SLTI. As Unidades de Modernização e Informática dos diversos Ministérios e equivalentes nas Secretarias da Presidência da República atuam como órgãos setoriais do SISP na implantação direta das ações e colaborando com a coordenação e desenvolvimento das políticas, normas e diretrizes do sistema.Também integram o sistema as áreas de administração dos recursos de informação e informática das autarquias e fundações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campeonato Estadual é lançado e primeira rodada será no sábado
FUTEBOL

Campeonato Estadual é lançado e primeira rodada será no sábado

TCE-MS aprova Plano de Logística Sustentável alinhado à Agenda 2030
CONTAS PÚBLICAS

TCE-MS aprova Plano de Logística Sustentável alinhado à Agenda 2030

Morro do Paxixi, em MS, pode ganhar teleférico
TURISMO

Morro do Paxixi, em MS, pode ganhar teleférico

Edson Souza visita secretário de Saúde e apresenta demandas da população  
DOURADOS

Edson Souza visita secretário de Saúde e apresenta demandas da população  

BRASIL

Aluguel subiu 13,5% em 2024; veja quais capitais têm preço mais caro

SAÚDE 

MS é referência no controle da tuberculose dentro e fora das prisões

BRASIL

Maioria das medidas provisórias que aguarda decisão no Congresso trata de eventos climáticos

ARTIGO

Resgate da infância roubada

BRASIL

Sancionada lei que restringe uso de celular em escolas de todo o país

IGUATEMI

Ladrão que 'tocou o terror' cometendo furtos em cidade de MS é preso

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Família diz que motorista bebeu antes de conduzir veículo que caiu em lagoa e deixou 4 mortos

BR-262

Jovem morre após capotar veículo próximo a distrito

DPVAT

Acusado de se apropriar de dinheiro do seguro de cliente em Dourados é condenado 

DOURADOS

Motorista envolvido em acidente que matou jovem deve se apresentar à polícia nesta segunda