Menu
Busca quarta, 27 de maio de 2020
(67) 99659-5905

Regras vão qualificar o portal do Software Público Brasileiro

04 janeiro 2010 - 16h12

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento elabora uma Instrução Normativa que vai trazer regras para a disponibilização de soluções, sejam elas públicas ou privadas, no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br).

A nova norma deverá ser publicada no primeiro semestre de 2010 após passar por processo de consulta pública.

Segundo o titular da SLTI, Rogério Santanna, o software público hoje é um projeto consolidado e a sua normatização vai qualificar ainda mais a iniciativa.

“Num primeiro momento vamos fazer uma discussão com as áreas de informática do governo e depois faremos uma consulta pública aberta à participação de toda sociedade", informou o secretário.

Ele participou no dia 16 de dezembro, em Brasília, da reunião de criação da Comissão de Coordenação do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informpática (SISP).

Essa é outra iniciativa do Ministério do Planejamento voltada à qualificação da Tecnologia da Informação no Governo. Criada por meio da Portaria N° 13 de 24 de novembro de 2009, o grupo é integrado pelos responsáveis pelas áreas de informática do Governo Federal.

Entre os seus objetivos está propor e avaliar periodicamente a formulação de políticas, diretrizes, normas e desenvolvimento dos recursos de informação e informática para a Administração Direta, autarquias e fundações.

A Comissão vai atuar também na promoção e desenvolvimento dos estudos na área, bem como estimular a articulação e cooperação entre os órgãos.

Na ocasião, Santanna destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelo Ministério do Planejamento no sentido de qualificar as áreas de tecnologia da informação do Governo Federal. Em 2009 foi realizado concurso público para a contratação de 230

Analistas de Tecnologia da Informação e aprovada a concessão de 350 Gratificação do SISP. Desse número, 250 já foram autorizadas por meio de seleção interna de servidores.

A reunião de criação da Comissão de Coordenação do SISP também contou com a presença da presidente da Escola Nacional de Administração Pública, Helena Kerr, do diretor- presidente do Serpro, Marcos Mazoni, além de diretores do Ministério do Planejamento e de representantes da DATAPREV e da ABEP.

SISP
Instituído pelo Decreto nº 1.048, de 21 de janeiro de 1994, esse sistema organiza o planejamento, a coordenação, a operação, o controle e a supervisão dos recursos de informação e informática dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, em articulação com os demais sistemas que atuam direta ou indiretamente na gestão da informação pública federal.

O Ministério do Planejamento é o órgão central deste sistema, por meio da SLTI. As Unidades de Modernização e Informática dos diversos Ministérios e equivalentes nas Secretarias da Presidência da República atuam como órgãos setoriais do SISP na implantação direta das ações e colaborando com a coordenação e desenvolvimento das políticas, normas e diretrizes do sistema.Também integram o sistema as áreas de administração dos recursos de informação e informática das autarquias e fundações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
Idosa é agredida após ter a casa invadida por morador de rua
CULTURA
CineClube UEMS terá encontros online com filmes sobre pandemia
LOTERIA
Confira os números da Mega-Sena, que paga prêmio de R$ 33 milhões
JARAGUARI
Caminhonete paraguaia com R$ 5 mil em multas é apreendida em MS
CORUMBÁ
Companhia aérea deve indenizar por atraso de voo sem justificar motivo
SAÚDE
HU de Dourados lança Manual de Aleitamento Materno em formato de livro
CAMPO GRANDE
Homem passa mal, mobiliza Bombeiros e Samu e morre a caminho de UPA
AVANÇO DA PANDEMIA
Brasil registra 1.086 mortes por Civid-19 em 24 horas e chega a 25.598
CAPITAL
Homem é encontrado na rua, vai para CTI e morre sem identificação
POLÍCIA
Golpes a beneficiários do auxílio emergencial continuam em Dourados

Mais Lidas

DOURADOS
Prefeitura estende toque de recolher em 2h em Dourados
PANDEMIA
Dourados tem mais de 150 casos de Covid-19 e secretário diz ser assustadora a crescente na região
PANDEMIA
Dourados investiga morte com suspeita do novo coronavírus
DOURADOS
Empresários cobram de Délia prova científica para justificar toque de recolher