A obrigatoriedade de informar sobre operações em valores iguais ou superiores a R$ 30 mil, com liquidação em espécie, é tema de consulta pública da Receita Federal. Quem quiser participar e opinar sobre o assunto tem até 6 de outubro para encaminhar as sugestões por meio do site do órgão, na seção "Consultas Públicas e Editoriais".
Segundo a proposta, as operações seriam reportadas em formulário eletrônico disponível no site da Receita Federal, denominado Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME).
A Receita informa que a necessidade de receber informações sobre operações realizadas em espécie foi verificada em diversas investigações de sonegação, corrupção e lavagem de dinheiro, em especial quando os beneficiários de recursos ilícitos adquirem bens e serviços e não desejam ser identificados pelo Fisco.
Informar a obrigatoriedade de tais operações é a opção adotada por diversos países como medida para o combate à prática de ilícitos financeiros, como lavagem de dinheiro e financiamento ao tráfico de armas e ao terrorismo.
O objetivo da proposta da Receita não é identificar os atuais estoques de moeda física mantidos por pessoas físicas ou jurídicas, mas identificar a utilização desses recursos quando essas pessoas efetivamente fizerem aquisições. Atualmente, o Fisco já consegue identificar a pessoa que faz operações de venda a prazo e à vista quando o pagamento é feito por transferência bancária ou com cartão de crédito.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Empresa de transporte deve indenizar passageira ferida em acidente
SIDROLÂNDIAJustiça Federal nega indenização a indígena ferido em desocupação

Abertas inscrições para pós em Gestão de Negócios e Turísmo
PRF encerra operação Corpus Christi com apenas uma morte
DATA COMEMORATIVALula deixa para Alcolumbre promulgar Dia da Amizade com Israel

Carga milionária de drogas é apreendida em rota protegida

Câmara cria comissão em defesa dos direitos da pessoa idosa

Sobrevivente perde perna dias após acidente que matou 2 pessoas
Dólar fecha em queda, aos R$ 5,50, de olho no Oriente Médio

Jovem é atropelada pelo ex-namorado após terminar relacionamento
Mais Lidas

Polícia vai às ruas em Dourados e mira nomes ligados a facção criminosa

Com celular no bolso de atirador, líderes do PCC assistiram execução ao vivo em Dourados

Motorista avança contra viatura após manobras perigosas
