Menu
Busca sexta, 25 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
EDUCAÇÃO

Publicado edital do Prêmio Ministério do Trabalho na Escola 2020

21 fevereiro 2020 - 06h24Por Da Redação

Está publicado o regulamento nacional do Prêmio MPT na Escola 2020 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. Os participantes têm que estar matriculados em instituições de ensino que aderiram ao projeto.

"Levar a temática da prevenção e erradicação do trabalho infantil para a comunidade escolar é essencial porque contribui com a formação cidadã de crianças e adolescentes, conscientizando-os de que são titulares de direitos fundamentais (ao lazer, à saúde, à educação, à cultura, à cultura, à profissionalização, à dignidade, entre outros), os quais lhe são devidos com prioridade absoluta pelo Estado, pela família e pela sociedade. Além disso, é possível trabalhar a desconstrução dos mitos criados em torno do tema, a exemplo dos pensamentos 'é melhor trabalhar do que roubar', como se houvesse apenas duas alternativas para as crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, ou 'a criança precisa trabalhar para ajudar a família', mentalidade que inverte a toda a lógica da proteção e do sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente", explica a coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT, procuradora Ana Maria Villa Real Ferreira Ramos.

O concurso receberá inscrições em cinco categorias: conto; poesia; música; desenho e curta-metragem. Cada escola poderá inscrever até cinco trabalhos por grupo, sendo admitido apenas um por categoria.

O prêmio será dividido em dois grupos: alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil. O segundo grupo, de estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, deve abordar a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente.

Premiação nacional

A seleção ocorrerá com ganhadores nas etapas municipal, estadual e nacional. Os trabalhos que obtiverem o 1º lugar, em cada categoria do prêmio na etapa estadual, serão inscritos na etapa nacional até o dia 18 de setembro de 2020.

Para inscrever as produções na etapa nacional, o coordenador regional da Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente) deverá encaminhá-las para o e-mail mptnaescola@mpt.mp.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO
Homem é encontrado morto com tiro no pescoço em bairro da Capital
BRASIL
Presidente Bolsonaro sanciona lei que amplia uso de assinatura digital
MARACAJU
Polícia apreende mais de 500 quilos de maconha em veículo abandonado
MS
Investigação aponta fazendas onde começou incêndio gigantesco no Pantanal
ANTÔNIO JOÃO
Casal é preso na região de fronteira com 126 quilos de cocaína
UEMS
Publicado Edital da Segunda Edição do Auxílio para Acesso à Internet
CAPITAL
Motorista que levou dois tiros foi atacado em local conhecido como "Buracão"
PARQUE
Ação conjunta vai resgatar animais silvestres na área atingida pelos incêndios
BONITO
Indígenas "fecham" unidade da Funai em protesto contra nomeação
TJ/MS
Justiça permite troca de sobrenome de infantes para homenagear avô

Mais Lidas

DOURADOS
Carro carregado com calhas capota após colisão e mulher fica ferida
PARANÁ
Traficante Elias Maluco é encontrado morto em presídio federal
PEDRO JUAN
Terror na fronteira: três veículos de luxo são incendiados em pontos distintos
PANDEMIA
Prefeitura e MPE entram em acordo para retorno das aulas presenciais na rede privada