sábado, 15 de março de 2025
Dourados
28ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ATO SIMBÓLICO

Projeto quer transferir capital do Brasil para Belém durante COP 30

13 março 2025 - 16h22Por Agência Câmara de Notícias

O Projeto de Lei 358/25 transfere, simbolicamente, a capital do Brasil para a cidade de Belém (PA) durante o período de realização da COP 30, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O evento ocorrerá na capital paraense entre 11 e 21 de novembro deste ano. 

Pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, durante esse período, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário poderão instalar-se em Belém para conduzir suas atividades institucionais e governamentais.

Os atos e despachos do presidente da República e dos ministros de Estado, assinados nos dias 11 a 21 de novembro, serão datados na cidade de Belém. 

Se a proposta virar lei, ela será regulamentada pelo Poder Executivo, que estabelecerá as medidas administrativas, operacionais e logísticas necessárias para a transferência temporária da sede do governo federal. 

Maior interlocução
Autora da proposta, a deputada Duda Salabert (PDT-MG) afirma que a transferência temporária da capital do Brasil para Belém durante o evento reforça a importância da Amazônia na agenda ambiental internacional.

"[A transferência] permitirá maior interlocução entre as autoridades brasileiras e as delegações estrangeiras, além de impulsionar o desenvolvimento local e fortalecer o papel do Brasil como protagonista nas negociações climáticas”, argumenta a parlamentar. 

Duda Salabert observa que a medida encontra amparo na Constituição Federal, que atribui ao Congresso Nacional a competência para dispor sobre a transferência temporária da sede do governo federal. 

Rio 92
“A medida também tem semelhança àquela utilizada em 1992, quando a capital federal foi transferida para o Rio de Janeiro, para que o país concentrasse seus esforços para a realização da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que ficou conhecida como Rio 92”, lembra a deputada. 

Próximos passos
A proposta, que tramita em regime de urgência, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário. Para virar lei, tem que ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. 

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Semifinalistas conhecem troféus que serão entregues a campeão e vice do Estadual
FUTEBOL

Semifinalistas conhecem troféus que serão entregues a campeão e vice do Estadual

Motorista é preso após furtar quase 300 litros de óleo diesel de empresa
CAMPO GRANDE

Motorista é preso após furtar quase 300 litros de óleo diesel de empresa

Homem é jogado do carro e executado com cinco tiros
CAMPO GRANDE

Homem é jogado do carro e executado com cinco tiros

São Paulo e Corinthians decidem Supercopa Feminina neste sábado
FUTEBOL

São Paulo e Corinthians decidem Supercopa Feminina neste sábado

Clínicas de recuperação para dependentes químicos são fechadas durante operação
FÁTIMA DO SUL

Clínicas de recuperação para dependentes químicos são fechadas durante operação

ÑU PORÃ

Jovem agride a irmã a pauladas e acaba preso em Dourados

RIO BRILHANTE

Operação prende seis e apreende armas e drogas na região de Dourados

CAMPO GRANDE

Panificadora terá que indenizar em R$ 10 mil casal que encontrou larvas em pão

PARQUE DO LAGO

Polícia prende suspeito com celulares e whisky furtados de conveniência

DOURADOS

Interno do Semiaberto é flagrado escondendo cocaína na boca

Mais Lidas

INFORME PUBLICITÁRIO

Condomínio sustentável e shopping a céu aberto: conheça o Aton, o maior complexo imobiliário do MS

Educação

Seleção para formador municipal aberta em Dourados; inscrições vão até amanhã

DOURADOS

Bolsonaro lança pré-candidatura de Gianni Nogueira ao Senado

DOURADOS

Homem é encontrado morto dentro de casa no Jardim Colibri