sábado, 11 de abril de 2026
Dourados
29ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
TURISMO

Programa de Regionalização do Turismo amplia parcerias e lança duas ações

23 março 2026 - 14h06Por MAPA

O turismo brasileiro passa a contar com um Programa de Regionalização ainda mais próximo de quem faz o setor acontecer no dia a dia. Com a atualização das diretrizes do PRT, o Ministério do Turismo (MTur) formaliza duas ações estruturantes dentro do Programa, reforçando as parcerias com estados, municípios e, principalmente, com as Instâncias de Governança Regional (IGRs).

Na prática, o PRT deixa de ser apenas um instrumento de organização territorial e passa a atuar também como um braço de apoio direto à gestão, à capacitação e ao planejamento do turismo nos territórios.

IGRs como parceiras do Ministério do Turismo

Uma das grandes novidades é a criação da ação Gestão e Governança com as IGRs. Nessa frente, o Ministério do Turismo vai desenvolver atividades em parceria com Instâncias de Governança Regional selecionadas por meio de chamamento público.

Essas IGRs passam a atuar como parceiras institucionais do MTur na implementação do Programa de Regionalização do Turismo.

Entre as atividades previstas estão:

- realização de eventos regionais,
- capacitação de gestores públicos e privados,
- elaboração de materiais orientativos,
- atendimentos técnicos especializados,
- e outras ações voltadas ao fortalecimento da gestão turística.

A proposta é dar mais estrutura e protagonismo às IGRs, reconhecendo seu papel estratégico na articulação entre municípios, estados, iniciativa privada e sociedade civil.

Mais capacitação e fortalecimento do Sistema Nacional de Turismo

Com essa nova ação, o Ministério do Turismo amplia sua atuação direta nos territórios, contribuindo para a qualificação da gestão, a troca de experiências e a consolidação do Sistema Nacional de Turismo.

Ao transformar as IGRs em parceiras formais do Programa, o PRT passa a ter mais capilaridade e presença local, respeitando as características de cada região turística e apoiando soluções pensadas a partir da realidade de cada território.

Planos de Turismo entram oficialmente no Programa

A segunda ação estruturante formalizada na nova portaria é o apoio à elaboração e atualização dos Planos de Turismo.

Embora o Ministério do Turismo já realizasse esse tipo de apoio, essa atuação não fazia parte oficialmente do Programa de Regionalização do Turismo. Com a atualização da norma, os planos locais e regionais passam a integrar, de forma definitiva, as ações do PRT.

Isso significa que o planejamento deixa de ser uma iniciativa isolada e passa a estar diretamente conectado à lógica da regionalização, fortalecendo o desenvolvimento integrado dos destinos.

Planejar para crescer com organização

O apoio do MTur aos planos de turismo tem como objetivo ajudar estados, municípios e regiões turísticas a:

- definir prioridades,
- organizar investimentos,
- fortalecer produtos e experiências turísticas,
- e alinhar ações locais às políticas nacionais de turismo.

Com isso, o Programa de Regionalização do Turismo passa a atuar não só na organização dos territórios, mas também na construção do futuro do turismo brasileiro, com planejamento, diálogo e cooperação entre os entes federados.

Um programa mais próximo da realidade dos destinos

Com as duas novas ações, o PRT se fortalece como um programa mais prático, colaborativo e conectado com quem está na ponta. A regionalização deixa de ser apenas um conceito e se transforma em parceria, capacitação e planejamento, criando bases mais sólidas para o desenvolvimento sustentável do turismo em todo o país.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ex-companheiro denuncia refri com veneno e mulher é presa
ESTRELA PARK

Ex-companheiro denuncia refri com veneno e mulher é presa

O Supremo Poder... até quando? Acorda, BRASIL!
ARTIGO

O Supremo Poder... até quando? Acorda, BRASIL!

Irã e EUA se reúnem no Paquistão em busca de acordo de paz
INTERNACIONAL

Irã e EUA se reúnem no Paquistão em busca de acordo de paz

Dourados sedia Corrida do Trabalhador e festival gastronômico
CULTURA

Dourados sedia Corrida do Trabalhador e festival gastronômico

Leilão do Detran-MS traz Toyota Bandeirante e mais 180 veículos
OPORTUNIDADE

Leilão do Detran-MS traz Toyota Bandeirante e mais 180 veículos

SELVÍRIA

Idoso é resgatado de 'quartinho' com larvas pelo corpo e muita dor

FUTEBOL

Cinco jogos abrem a 11ª rodada do Brasileirão neste sábado

CAPITAL

Criança é encontrada chorando ao lado de pai bêbado em show

TJ/MS

Ex-síndico é obrigado prestar contas de gestão em condomínio

DOURADOS

Juventude AG enfrenta o Joaçaba Futsal hoje em Dourados

Mais Lidas

CONTRABANDO

Operação cumpre mandados em Dourados contra quadrilha que fraudou R$ 1 bilhão via e-commerce

DOURADOS

Prefeitura abre processo seletivo para agentes de endemias no combate à Chikungunya

ANEL VIÁRIO

Motorista preso em Dourados levaria cocaína para porto e outras drogas até Curitiba

AVIAÇÃO

Concessão do Aeroporto de Dourados prevê mais de R$ 100 milhões em investimentos