No acumulado de 2012, a produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos pela indústria automotiva recuou 1,9%, para 3,342 milhões de unidades. De dezembro ante novembro, a produção caiu 14%, para 259.364 unidades, informou nesta segunda-feira a associação que representa as montadoras, Anfavea. Na comparação com o mesmo mês de 2011, houve oscilação positiva de 0,1% na produção.
O resultado ficou aquém do previsto pela Anfavea, de queda de 1,5% no ano. As vendas de veículos novos no País em dezembro totalizaram 359.355 unidades, alta de 15,3% sobre novembro e expansão de 3,1% na comparação com um ano antes, segundo a Anfavea. Em 2012, as vendas no mercado interno chegaram a 3,8 milhões de unidades, alta de 4,6% e novo recorde para o setor.
A produção de caminhões desabou 40,5% em 2012, para 132.820 unidades, enquanto as vendas diminuíram 19,5%, a 139.147 unidades. As exportações de veículos em dezembro somaram US$ 1,1 bilhão, queda de 8,3% sobre novembro e 18,3% menores contra o último mês de 2011. Em 2012, as vendas externas chegaram a US$ 14,72 bilhões, queda de 9,3%.
Ranking
As líderes do mercado automotivo nacional, a italiana Fiat e a alemã Volkswagen, encerraram 2012 crescendo mais que a média do mercado. A Fiat registrou alta de 11% nos emplacamentos de automóveis e comerciais leves no ano passado, para 838,2 mil unidades. A Volkswagen, em seguida, teve expansão de 10% nas vendas nas mesmas categorias, com 773,4 mil unidades. A General Motors (GM) e a Ford apresentaram alta de 2% e de 3% nas vendas em 2012, para 642,6 mil e 323,7 mil unidades, respectivamente.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Marçal vistoria obras do Ceim Vila Erondina e destaca compromisso com a Educação

STF rejeita pedido de destaque para revisão de aposentadorias do INSS

MS está entre Estados com melhores índices de aleitamento materno exclusivo

Área é desafetada no Parque Antenor Martins para construção de novo posto da Seleta

Dourados conquista reconhecimento estadual com projeto voltado à juventude rural

Dourados recebe 3ª Mostra Literária da Pessoa com Deficiência

Parecer da 6x1 é adiado em meio à pressão para transição de 10 anos

Cadela morre após agressões e tutor é preso em flagrante em MS

Passageiro de ônibus é detido com skunk durante abordagem na BR-163

País registra redução no sub-registro de nascimentos e de óbitos
Mais Lidas

MS tem concursos abertos com inscrições encerrando em maio; confira prazos

Brasileiro é executado com tiros de fuzil na região de fronteira

Dourados segue em alerta após domingo de chuvas intensas
