Menu
Busca quinta, 16 de julho de 2020
(67) 99659-5905
POLÍTICA

Presidente Bolsonaro anuncia criação do Conselho da Amazônia

22 janeiro 2020 - 07h31Por G 1

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a criação do Conselho da Amazônia e de uma Força Nacional para atuar na proteção do meio ambiente da região. O vice-presidente Hamilton Mourão vai coordenar o conselho.

O colegiado vai concentrar as ações de todos os ministérios voltadas para a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia.

A Força Nacional Ambiental vai atuar nos moldes da Força Nacional de Segurança Pública para proteger a região, segundo o governo.

Em entrevista à jornalista Cristiana Lôbo, da GloboNews, o vice-presidente Hamilton Mourão falou que o governo vai ser mais proativo na preservação da Amazônia.

"A Amazônia desperta o interesse e visões de todas as pessoas do resto do mundo, nós temos que ter uma atitude, digamos assim, mais incisiva em relação ao que lá acontece", disse o vice-presidente.

O blog do jornalista João Borges no G1 destacou que "gestores de grandes fundos de investimentos estrangeiros avisaram o governo brasileiro que não mais aplicariam dinheiro no país por causa da política ambiental para a Amazônia."

O ministro do Meio Ambiente explicou que o conselho vai coordenar todas as estruturas que já atuam no combate ao desmatamento e incorporar temas como a regularização fundiária. Ricardo Salles disse que não há prazo para a implementação do conselho ou para a convocação da Força Nacional, nem qual será o custo.

No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro acabou por decreto com dois órgãos que tinham atribuições semelhantes ao Conselho da Amazônia. Reuniam e integravam ministérios para ações voltadas ao combate do desmatamento, mas com a participação da sociedade civil.

O diretor do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia disse que as medidas são bem-vindas desde que sejam continuadas.

"Está criando um espaço de atenção para a Amazônia através de um conselho que a gente entende que vai unificar um conjunto de ações públicas e de política públicas pra Amazônia, isso é importante. O que a gente espera como técnicos, como pessoas que trabalham com Amazônia é que essa políticas sejam efetivas e continuadas para que o problema seja resolvido de fato concretamente e pra isso a gente precisa de atuação a longo prazo", disse André Guimarães.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Paulo Guedes testa negativo para covid-19, informa ministério
DOURADOS
Acidente deixa motociclista ferido no Jardim Clímax
AGRONEGÓCIO
Mato Grosso do Sul começa colheita do milho com projeção de 72 sacas por hectare
TRÁFICO
Homem é preso com droga que seria entregue em Dourados
PANDEMIA
Casos confirmados de coronavírus passam de 15,3 mil e MS soma mais oito mortes
PANDEMIA
Sem mortes há três dias, Dourados confirma 120 casos de Covid-19 em 24h
CAMPO GRANDE
Motorista morre após ser atingido por carro e bater cabeça em meio-fio
JARAGUARI
Fazendeiro é multado em mais de R$ 20 mil por incêndio e exploração ilegal de madeira
DOURADOS
Em isolamento por causa da Covid, Délia diz estar bem e pede cuidados com a doença
DOURADOS
Construtora que edificou sobre calçada cita ‘ares de possível extorsão’ em pedido para domolir ou indenizar

Mais Lidas

DOURADOS
Criança baleada por atirador em noite sangrenta morre no hospital
PANDEMIA
Prefeita de Dourados, Délia Razuk testa positivo para coronavírus
INFORME PUBLICITÁRIO
Chama reinaugura supermercado em novo endereço com novidades e promoções
DINHEIRO PÚBLICO
Gaeco faz operação em Dourados e vai à casa de ex-secretária de Saúde