Os jovens do sexo masculino, que completam 18 anos em 2025, têm até 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório. O prazo também vale para as mulheres nascidas em 2007 que desejam, voluntariamente, se alistar para o serviço militar feminino, iniciativa pioneira nas Forças Armadas.
Em ambos os casos, o alistamento é feito on-line, no site www.alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima.
O recrutamento militar brasileiro se divide em cinco etapas - o alistamento, a seleção geral, designação, seleção complementar e a incorporação ou matrícula - que se sucedem ao longo do ano. Desde 2003, as fases do processo de recrutamento são comuns à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica e estão unificadas no âmbito do Ministério da Defesa.
É por meio do alistamento que as três Forças selecionam e renovam, anualmente, a maior parte de seus efetivos, possibilitando ao jovem a oportunidade de servir à Pátria. Com a formação de recursos humanos qualificados, as Forças Armadas garantem uma reserva para possível mobilização em caso de necessidade. A Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964 é o instrumento normativo da atividade.
Serviço Militar Feminino - Inicialmente, são oferecidas 1.465 vagas, sendo 155 para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Aeronáutica, mas a cada ano, o número de oportunidades será incrementado. O alistamento é voluntário, mas o serviço torna-se obrigatório para as mulheres após sua incorporação. São critérios para o alistamento: completar 18 anos em 2025 (nascidas em 2007) e ter residência em um dos municípios tributários selecionados para o Serviço Militar Feminino.
Atualmente, as vagas estão distribuídas em 28 municípios com unidades militares das três Forças, de 13 estados, além do Distrito Federal. São eles: Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia fecha "boca de fumo" e prende traficante em flagrante
Líder do Centrão ataca Comunicação do governo Lula, que responde

Veículo furtado em São Paulo é recuperado em Mato Grosso do Sul
Eduardo Bolsonaro diz que tarifa é resposta a abusos de Moraes

Passageira entra em trabalho de parto e motorista é escoltado
Trama golpista: Moraes mantém prisão do general Mário Fernandes
CAMPO GRANDEAdolescentes apedrejam homem enquanto ele dormia em calçada
SAÚDEMS adota Estrutura Mosaico para vigilância contra vírus respiratório
FRONTEIRAPreso suspeito de emboscar e matar trabalhador em estrada rural
NOVAS TECNOLOGIASSUS vai oferecer 2 tratamentos hormonais para endometriose
Mais Lidas

Produtor rural de Dourados perde R$ 100 mil em golpe da falsa venda de milho

Bebê de um ano morre em MS e suspeita é que tenha sido estuprada pelo pai

Novo leilão do Detran tem Corsa com lance inicial de R$ 3.545
