O empregado que não tiver tomado vacina contra a covid-19 não poderá ser demitido ou ser barrado em processo seletivo. A proibição consta da Portaria 620, publicada nesta segunda-feira (1°) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
A medida vale tanto para empresas como para órgãos públicos. Em vídeo, o ministro Onyx Lorenzoni disse que a portaria protege o trabalhador e afirma que a escolha de vacinar-se pertence apenas ao cidadão.
Segundo o texto, constitui "prática discriminatória a obrigatoriedade de certificado de vacinação em processos seletivos de admissão de trabalhadores, assim como a demissão por justa causa de empregado em razão da não apresentação de certificado de vacinação".
Caso o empregado seja demitido ou não contratado por não comprovar a vacinação, a portaria estabelece que o funcionário pode escolher ser reintegrado ao cargo ou receber o dobro da remuneração referente ao período de afastamento.
As empresas também poderão realizar testagens periódicas para preservar as condições sanitárias no ambiente de trabalho. Nessas situações, o empregado deverá apresentar o cartão de vacinação ou ser obrigado a realizar o teste. Também está autorizado que os empregadores incentivem a vacinação, desde que não obriguem o funcionário a vacinar-se.
A posição do governo é distinta de algumas sentenças recentes da Justiça do Trabalho. Em julho, a 13ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, em São Paulo, confirmou a dispensa por justa causa de uma auxiliar de limpeza que trabalhava em um hospital infantil e se recusou a ser imunizada duas vezes. O caso aconteceu em São Caetano do Sul, na região metropolitana da capital paulista.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia mata integrantes do bando de traficante mais procurado do Paraguai

Mato Grosso do Sul registra 9.961 casos confirmados de chikungunya

Homem que matou em plena luz do dia é condenado a 20 anos

Aluna que sofreu constrangimento em autoescola será indenizada

Ex-presidiário é baleado em confronto e socorrido ao Hospital da Vida

Desemprego cai em 13 estados no 2º trimestre de 2026, diz IBGE

Criança de 5 anos morre afogada durante comemoração de aniversário

Dólar sobre e vai a R$ 5,21 e Ibovespa tem 9ª queda seguida

Homem perde R$ 6 mil em golpe durante negociação de veículo

CBF define datas e horários das rodadas 25 e 26 do Brasileirão
Mais Lidas

Contribuinte em débito terá 100% de desconto nos juros e multas para ficar em dia

Após prender dois, polícia procura piloto e mandante do assassinato de jovem em Dourados

Grupo é alvo da PF por contrabando de cigarros e pneus estrangeiros em MS

Ministério do Trabalho alega que medida protege empregado - Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/AgênciaBrasil