O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Guilherme Leal, defendeu a dispensa da obrigatoriedade da indicação de prazo de validade para vegetais frescos embalados.
Segundo ele, o consumidor tem condições de avaliar visualmente se o produto está ou não em condições de consumo.
A dispensa da indicação de validade foi autorizada por meio da Portaria nº 458, publicada no dia 22 de julho pelo ministério.
De acordo com o secretário, a dispensa evitará o desperdício de alimentos, em especial de frutas que não podiam ser comercializadas após a perda do prazo de validade.
“A validade afixada nas embalagens não guardava relação com a qualidade do produto, uma vez que o próprio consumidor é capaz de observar se um produto hortícola está apto ou não ao consumo apenas pelo aspecto visual”, disse Leal, em nota publicada pelo Mapa.
Guilherme Leal disse que é possível, ao consumidor, identificar se os produtos estão podres, murchos ou com odor, características que indicam que eles não estariam bons para consumo.
De acordo com o Mapa, até a publicação da portaria os produtos com prazo de validade vencido tinham que ser descartados, não podendo ser destinados a outros fins, como doação.
“Os comerciantes eram autuados pelos órgãos de defesa do consumidor quando encontravam nos estabelecimentos produtos embalados com prazo de validade expirado. Assim, muitas frutas como, por exemplo, uvas embaladas, tinham que ser destruídas, mesmo estando em condições adequadas para o consumo”, disse o secretário.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pai e filho presos receberam mais de 90 cabeças de gado furtadas

Zanin será novo relator de pedido de criação da CPI do Banco Master

Homem é preso por perseguir jovem em terminal e dentro de ônibus

IBGE divulga calendário de concurso que vai contratar mais de 39 mil

Justiça aumenta pena para condenado por estuprar 4 filhas adotivas

WhatsApp lança recurso para pais monitorarem quem fala com filhos

Capitão da Aeronáutica é preso com cocaína após agredir namorada

Justiça condena empresa e responsável por capotamento de carro

Mulher que matou marido a facadas para se defender continuará presa

Wagner Moura será um dos apresentadores no Oscar, diz Academia
Mais Lidas

Prefeitura economizará mais de R$ 6 milhões por ano ao autorizar concessão do aeroporto

Desembargador Ary Raghiant pede exoneração do TJMS

Funcionário que gravou fogo em usina é demitido por justa causa

Medida evitará desperdício de alimentos, diz secretário do Mapa - Crédito: Agência Brasil