Nesta quarta-feira (23), na abertura da 4ª Reunião Nacional de Coordenadores de Polícia Comunitária, compareceram os representantes estaduais dos 25 Estados do País e do Distrito Federal.
De acordo com o coordenador nacional de Polícia Comunitária da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, tenente-coronel Erisson Lemos Pitta, Mato Grosso do Sul é um dos Estados de destaque que vêm desenvolvendo um bom trabalho na comunidade com a execução do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). “Este Estado formou, em 2007, quase mil promotores policiais comunitários com um nível muito bom. Para este ano a meta é a formação de mais 500 com início das atividades no início de maio”, afirmou. Ele também destacou os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina como bons exemplos na execução do programa.
“Desde 2006 a Senasp abraçou a causa do trabalho da polícia com a comunidade e editou um manual que serve de referência nacional. A proposta deste encontro é agregar valores aos trabalhos já desenvolvidos pelas polícias: guarda municipal, bombeiros, polícia civil, militar com a comunidade. Este ano a secretaria deve formar 13,5 mil promotores comunitários e 1.350 multiplicadores em todo o País”, relatou.
Ainda durante a abertura do evento, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Francisco Brasil Jacini, afirmou que “a base da violência está nas questões sociais e o Pronasci é um dos programas mais acertados já executados na área da segurança”.
O secretário ainda revelou que o planejamento policial no Estado está em evolução: “estamos adquirindo 244 viaturas – de quatro e duas rodas –, os concursos estão em andamento tanto da polícia militar quanto da civil, além disso, também estamos realizando cursos na Agência Estadual do Sistema Penitenciário e adquirindo fardamento, equipamento de informática, e realizando parceria com outras instituições na formação técnica de nossos agentes”.
O coordenador estadual de Polícia Comunitária do Estado, coronel Carlos de Santana Carneiro, anunciou o início de mais um curso para promotor de polícia comunitária
em Mato Grosso
do Sul. “A nova turma do nosso curso estadual de promotores comunitários terá início dia 12 de maio. Pretendemos ter mais integração entre as polícias e a própria comunidade. O curso também promove uma acessibilidade muito importante”, disse.
O evento que reúne os policiais é uma iniciativa da Senasp com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul. Até sexta-feira (25), no hotel Vale Verde,
em Campo Grande
, vai acontecer o intercâmbio e a uniformização de estratégias entre as coordenadorias estaduais.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura acontece na quinta em Dourados

TRE-MS inicia atividades do Teste de Integridade da Votação Eletrônica

De Grenal de bombacha à Tertúlia, Semana Farroupilha segue até domingo em Dourados

Conab estima produção de 361,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2025/26

Corpo é encontrado carbonizado dentro de barraco

AO VIVO: STF faz sessão que analisa conversas de Moraes e Vorcaro

Semana Integrada da Computação 2026 começa na próxima segunda

Solteiro e sem filhos, Ernesto comemora 102 anos ao lado de sobrinhos e parentes

Ação contra extremismo digital apreende adolescentes após morte de menina em MS

Juventude AG pega time do Tocantins na estreia da Taça Brasil
Mais Lidas

Investigação aponta que presidente da Santa Casa comprou casa por R$ 400 mil em espécie

Ex-vereadores são condenados por desvio de dinheiro após 12 anos

Ação conjunta apreende motos elétricas irregulares na BR-463 e leva equipes a comércio em Dourados

