A partir desta segunda-feira, dia 13 de outubro, entra em vigor a obrigatoriedade do Pix Automático. A funcionalidade, criada pelo BC (Banco Central) em 16 de junho, deixa de ser opcional e passa a ser exigência para as instituições financeiras que ofertam esse tipo de serviço.
A ideia é facilitar o pagamento de contas recorrentes, como de energia, de água, mensalidades escolares, taxas de condomínio e assinaturas.
Confira abaixo oito perguntas e respostas sobre a nova modalidade de pagamento liberada pelo Banco Central:
1. O que é o PIX Automático?
O PIX Automático é uma nova ferramenta do Banco Central do Brasil para pagamentos recorrentes, como contas de consumo (energia, água, internet, telefone, gás e outras) além de mensalidades escolares e assinaturas.
Com ele, o usuário autoriza a cobrança uma única vez e as contas são pagas automaticamente, sem a necessidade de repetir o processo a cada vencimento. É uma alternativa ao débito automático tradicional e ao cartão de crédito.
2. Como as empresas e MEIs podem começar a receber pagamentos via PIX Automático?
Empresas de todos os portes e Microempreendedores Individuais (MEIs) que desejam receber pagamentos via PIX Automático devem contratar o serviço com seu banco ou instituição financeira de preferência.
É requisito que a empresa esteja ativa há mais de seis meses, medida do Banco Central para evitar golpes e fraudes.
3. Qual é a diferença do PIX Automático para o débito automático tradicional?
A principal diferença é que o PIX Automático permite à empresa receber de clientes de qualquer instituição financeira após contratar o serviço com um único banco.
Ao contrário, no débito automático tradicional, era necessário firmar um convênio específico com cada banco para cada cliente, o que torna o processo mais complexo.
4. Haverá custos para as empresas que utilizarem o PIX Automático?
Sim, bancos e instituições financeiras podem cobrar das empresas pela oferta do PIX Automático, mas não dos clientes.
A expectativa é que esses custos sejam menores que os do débito automático, podendo até ser inexistentes, devido à forte concorrência.
5. Como os clientes podem configurar um pagamento com PIX Automático?
Clientes configuram o PIX Automático após a empresa solicitar a autorização para a cobrança, o que aparece no aplicativo do banco do cliente.
O cliente pode aceitar ou recusar, e é possível definir regras, como valor máximo de pagamento ou uso de cheque especial. A autorização também pode ocorrer via QR Code, site ou app da empresa.
6. O que acontece após o cliente autorizar um pagamento com PIX Automático?
Após a autorização, a empresa envia a cobrança ao banco do cliente, que agenda o pagamento e avisa o cliente, que pode conferir o valor e o saldo disponível.
No dia do vencimento, o banco realiza o pagamento conforme as regras definidas previamente pelo cliente. A frequência pode ser semanal, mensal, trimestral ou anual.
7. Os clientes podem ser cobrados por usar o PIX Automático?
Não, o pagador, ou seja, o cliente, nunca pode ser cobrado pelo uso do PIX. Essa regra é válida para todas as transações, incluindo transferências entre pessoas e pagamentos realizados por pessoas físicas a empresas, garantindo que o serviço seja gratuito para o usuário final.
8. Quais são os principais benefícios do PIX Automático?
O PIX Automático simplifica o pagamento de contas recorrentes, oferecendo uma alternativa prática ao débito automático e ao cartão de crédito.
Ele beneficia cerca de 60 milhões de brasileiros sem acesso a cartão de crédito para assinaturas. Para as empresas, facilita o recebimento de clientes de qualquer banco, otimizando a cobrança.
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