Menu
Busca terça, 21 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
OPERAÇÃO URUTAU

PF faz operação contra tráfico internacional com dois mandados na fronteira

12 agosto 2014 - 08h16

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (12) a Operação Urutau para desarticular uma rede internacional de tráfico de drogas com base em Umuarama, interior do Paraná. Estão sendo cumpridos nove mandados de prisão, 13 mandados de busca e apreensão domiciliar e 42 mandados de busca e apreensão de veículos expedidos pela 1ª Vara Federal de Umuarama em oito municípios de cinco estados do Brasil.

No Mato Grosso do Sul, as ações ocorrem nas cidades de Amambai e Ponta Porã, região de fronteira com o Paraguai, com um mandado em cada cidade.

A operação conta com apoio de 60 policiais federais.

Durante quatro meses de investigação, a PF levantou que a organização criminosa fazia a distribuição de drogas entre a fronteira com o Paraguai e a Bolívia e a região Sudeste do País. As suspeitas iniciaram em março deste ano, quando foi identificado um grupo de pessoas residentes em Umuarama que estaria utilizando vários ônibus e caminhões para transportar em "fundos falsos" grandes remessas de maconha enviadas do Mato Grosso do Sul e grandes remessas de cocaína enviadas de Rondônia para São Paulo e Rio de Janeiro.

Com o avançar das investigações, foi identificada uma ampla rede internacional de tráfico de drogas, operando a partir de Umuarama, dedicada a adquirir grandes quantidades de maconha, cocaína, munições e armas de fogo e distribuir em território brasileiro pela fronteira do Paraguai com o estado do Mato Grosso do Sul e da Bolívia com o estado de Rondônia, enviando as drogas e outros ilícitos para os grandes centros consumidores, em especial na região Sudeste.

A cidade paranaense servia como local de residência de membros da quadrilha e ponto de fornecimento de apoio logístico, para a atuação da organização que recrutava os motoristas e batedores em Umuarama para buscarem as drogas na fronteira.

Nos quatro meses de investigações foram efetuadas sete prisões em flagrante e apreendida uma grande quantidade de drogas, armas, munições e veículos.

Com a Operação Urutau deflagrada hoje, a Polícia Federal espera ter desarticulado definitivamente a organização criminosa.

Cidades onde a PF cumpre mandados de prisão: Umuarama (2 prisões); Amambai/MS (1 prisão); Ponta Porã/MS (1 prisão); São Paulo (1 prisão); Santo André/SP (1 prisão); Ji-Paraná/RO (1 prisão); Seringueiras/RO (2 prisões); Rondonópolis/MT (busca e apreensão).

Produtos apreendidos durante as investigações: 3,2 toneladas de maconha; 401 kg de cocaína; 8 kg de haxixe; 321 munições; 1 arma de fogo; 2 caminhões; 2 ônibus, 1 carro. (Com informações Bonde News)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Jovem é vítima de assaltante armado que foge com bicicleta
DOURADOS
Jovem é vítima de assaltante armado que foge com bicicleta
CAPITAL
Ladrão é preso ao invadir empresa de concreto pela terceira vez
Chamado de 'prevaricador', chefe da CGU depõe hoje à CPI da Covid
SENADO
Chamado de 'prevaricador', chefe da CGU depõe hoje à CPI da Covid
Bola Cheia...! Bola murcha...!
COLUNA
Bola Cheia...! Bola murcha...!
No CETEPS, aluno sai com diploma de técnico em enfermagem em 18 meses
INFORME PUBLICITÁRIO
No CETEPS, aluno sai com diploma de técnico em enfermagem em 18 meses
AQUIDAUANA
Acusado de atirar na nuca de policial é condenado a 18 anos de prisão
BENEFÍCIO
INSS: quase cinco milhões terão de fazer prova de vida até 2022
DOURADOS
Agetran e Sucata Cultural realizam nesta terça Abordagem de Veículos 
NOVA YORK
Discurso de Bolsonaro abre debate da 76ª Assembleia Geral da ONU
AGRO
Semagro e Iagro lançam campanha para produção de alimentos seguros

Mais Lidas

DOURADOS
'Buguinha' é presa e diz que matou caseiro por legítima defesa
EVENTO CLANDESTINO
PM encerra festa com pelo menos 2 mil pessoas em Dourados
DOURADOS
Envolvida em execução de detetive é presa novamente em Dourados
LOTERIA
Douradense fatura R$ 31 mil ao acertar na quina