quarta, 18 de fevereiro de 2026
Dourados
38ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE

Pelo SUS, a população pode ter acesso a testes rápidos e gratuitos de HIV

29 novembro 2019 - 20h20Por Da Redação

O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece gratuitamente testes rápidos para saber se a pessoa tem HIV. O cidadão poderá ter o resultado em no máximo em meia hora. O Ministério da Saúde estima que 135 mil pessoas vivem com HIV e não sabem. Por isso, o objetivo da campanha é incentivar a testagem e, consequentemente, o diagnóstico precoce dos casos de HIV. Com o tratamento adequado, o vírus fica indetectável e a pessoa não irá desenvolver a aids. O diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Gerson Pereira, explica mais sobre o teste.

“Os testes estão disponíveis na Atenção Básica, em estratégias como o Viva Melhor Sabendo, de modo que a gente possa buscar as 135 mil pessoas que a gente espera que conheçam o diagnóstico e iniciem o tratamento. Esse diagnóstico também é uma medida de prevenção, porque, na medida em que a pessoa é diagnosticada e tratada, ela deixa de ter uma carga viral circulante”

De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, a infecção por HIV/AIDS cresce mais entre os jovens. A maioria dos casos de infecção pelo HIV no país é registrada na faixa de 20 a 34 anos, principalmente entre os homens.
 
“Se a gente observar o número geral de casos no país existe uma diminuição, mas entre os jovens há aumento. Esse fator pode ser atribuído à diminuição das medidas de prevenção. É preciso que as pessoas saibam que o preservativo é a melhor forma de prevenção, mas existe redução no uso, especialmente entre pessoas dessa faixa etária”

O governo federal tem aumentado o número de testes distribuídos, tanto para HIV, como para sífilis, hepatite B e hepatite C, mantendo em média quase 14 milhões de testes de HIV distribuídos no país. Esses testes estão disponíveis na Atenção Primária, em estratégias como o Viva melhor sabendo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Inscrições para programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais começam amanhã
EDUCAÇÃO

Inscrições para programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais começam amanhã

Perseguição após 'cheiro de maconha' em semáforo termina com acidente e dois presos
CAMPO GRANDE

Perseguição após 'cheiro de maconha' em semáforo termina com acidente e dois presos

Carnaval 2026: PM do Rio prende 458 suspeitos de crimes
POLÍCIA

Carnaval 2026: PM do Rio prende 458 suspeitos de crimes

Estado mantém corte de 25% em contratos em novo decreto de contenção de gastos
CORTES

Estado mantém corte de 25% em contratos em novo decreto de contenção de gastos

Embarcação com cigarros contrabandeados é apreendido próximo à divisa entre MS e PR
SEGURANÇA PÚBLICA

Embarcação com cigarros contrabandeados é apreendido próximo à divisa entre MS e PR

POLÍTICA

Lula sanciona, com vetos, reajuste salarial para cargos do Legislativo

IDENTIFICADO

Corpo encontrado na capital é de picolezeiro que havia desaparecido no dia 7

BRASIL

Agências bancárias reabrem hoje a partir do meio-dia

ARTIGO

Tire o plástico dos pés

VIOLÊNCIA URBANA

Confronto termina com homem morto em MS

Mais Lidas

DOURADOS

Mulher é detida após consumir produtos em feira do Jardim São Pedro e se recusar a pagar

DOURADOS

Vítima registra ocorrência após descobrir dívida de R$ 72 mil ao tentar financiamento imobiliário

ACIDENTE

Motorista é preso após colidir contra moto e deixar jovem em estado gravíssimo na BR-163

FERIADÃO

Veja o que funciona nesta segunda de Carnaval em Dourados