sábado, 07 de março de 2026
Dourados
37ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
CORRUPÇÃO

Pastor investigado por escândalo no MEC esteve 35 vezes no Planalto

14 abril 2022 - 20h20Por G 1

O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República divulgou nesta quinta-feira, dia 14 de abril, que há, no banco de dados do órgão, 35 registros de acesso a gabinetes do Palácio do Planalto emitidos em nome do pastor Arilton Moura, envolvido em suposto esquema de corrupção no Ministério da Educação.

Segundo o documento, há registros de 27 acessos do pastor Arilton a locais do Palácio do Planalto em 2019, um em 2020, cinco em 2021 e dois em 2022.

Ele esteve na Casa Civil, na Secretaria de Governo, no gabinete do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e no gabinete responsável pela agenda do presidente Jair Bolsonaro.

Na lista fornecida pela pasta chefiada pelo general Augusto Heleno, há também registros de 10 acessos a gabinetes por parte de outro pastor que estaria envolvido no esquema: Gilmar dos Santos.

Santos e Moura estão no centro das denúncias de irregularidades no Ministério da Educação. Em um áudio, o ex-ministro Milton Ribeiro diz, durante reunião com prefeitos, que repassava verba da pasta para municípios apontados pelos dois religiosos. Ribeiro disse ainda que fazia isso a pedido do presidente Jair Bolsonaro.

Depois, o ex-ministro negou que favorecesse os pastores e que estivesse obedecendo a uma determinação de Bolsonaro, apesar do áudio. Os dois pastores não têm nenhum cargo no governo.

Após o caso ter sido revelado, prefeitos relataram que Santos e Moura pediram propina para liberar verbas do MEC aos municípios. Segundo os prefeitos, foram solicitados dinheiro e até ouro e compra de bíblias como propina.

Santos e Moura já foram registrados em fotos oficiais do governo em eventos no Palácio do Planalto e em encontro com Bolsonaro no gabinete. Bolsonaro também já participou de evento da igreja da qual os pastores fazem parte.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FÓRMULA 1

GP da Austrália: Russell conquista a pole e Verstappen bate

Casal é preso com emagrecedor e anabolizantes do Paraguai
IGUATEMI

Casal é preso com emagrecedor e anabolizantes do Paraguai

MS antecipa medidas para aumento de vírus respiratórios
SAÚDE 

MS antecipa medidas para aumento de vírus respiratórios

Jovem morre ao sofrer convulsão em discussão com namorado
CAPITAL

Jovem morre ao sofrer convulsão em discussão com namorado

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 50 milhões neste sábado
LOTERIA

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 50 milhões neste sábado

ESPORTES

Campeonato de karatê acontece hoje no Ginásio Municipal

BRASIL

Defesa confirma morte de Sicário, aliado de Vorcaro

FUTEBOL

Operário e Ivinhema enfrentam times de Goiás e Minas Gerais na Série D do Brasileiro

DEPAC

Em poucas horas, motos são furtadas em Dourados

DOURADOS

Com capacitação, Prospera MS faz produtores ampliarem mix de mercadorias

Mais Lidas

DOURADOS

Nova avenida vai margear Parque Arnulpho Fioravante com projeção de ligação à BR-163

DOURADOS

Ex-administrador de hospital é investigado por desvio milionário e tem bens sequestrados em operação

JARDIM ÁGUA BOA

Polícia cumpre mandado em Dourados e investiga suspeita de golpe em clínica oftalmológica

INFORME PUBLICITÁRIO

Cantina MS se consolida como referência em lazer, gastronomia e eventos