segunda, 08 de junho de 2026
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
INTERNACIONAL

Passageiros começam a deixar navio onde houve surto de hantavírus

11 maio 2026 - 06h39Por Agência Brasil

Passageiros e tripulantes do navio MV Hondius começaram a ser retirados da embarcação na manhã deste domingo (10), quase um mês após um surto de hantavírus matar três pessoas a bordo.

Quatorze espanhóis, sendo 13 passageiros e um membro da tripulação, foram os primeiros a deixar o navio, por volta das 5h30 de hoje (horário de Brasília).

Segundo o Ministério da Defesa espanhol, mais de 30 profissionais da Unidade Militar de Emergências (UME) participaram da remoção, adotando todas as medidas de segurança necessárias – incluindo a obrigatoriedade de passageiros vestirem trajes de proteção especiais.

Do porto de Granadilla, na ilha espanhola de Tenerife, onde o MV Hondius está atracado, os espanhóis foram transportados para o Aeroporto de Tenerife Sul, de onde viajaram em um avião militar até a Base Aérea de Torrejón de Madri, próxima à capital espanhola, onde deram entrada no Hospital Gómez Ulla.

Na sequência dos espanhóis, partiu um grupo de cinco franceses, cercado pelos mesmos cuidados. Durante o voo até Paris, um deles, até então assintomático, começou a apresentar sintomas relacionados ao hantavírus, segundo relatou o primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu.

De acordo com a empresa turística holandesa Oceanwide Expeditions, responsável pelo cruzeiro, os 102 passageiros e 47 tripulantes são de várias nacionalidades e a sequência de desembarque está sendo coordenada conforme a chegada dos voos de repatriação.

Logística

A retirada de todos a bordo do MV Hondius está sendo feita com o uso de lanchas e, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), cada passageiro e tripulante deverá ser o mais rapidamente possível transportado por via aérea para seu respectivo país de origem, onde ficarão de quarentena.

A expectativa das autoridades responsáveis é que a complexa operação de evacuação se estenda ao menos até amanhã (11) à tarde. Segundo a Oceanwide Expeditions, ao fim do desembarque de todos os passageiros e de parte dos tripulantes – cerca de 30 deste devem permanecer a bordo -, o navio será reabastecido e receberá os suprimentos necessários para seguir viagem até o porto de Rotterdam, na Holanda. A estimativa é que a viagem demore cinco dias.

OMS

De acordo com a OMS, até esta manhã, ao menos seis casos de hantavírus já tinham sido confirmados entre os viajantes - incluindo três vítimas que morreram. Outros dois casos suspeitos estão sendo analisados.

O MV Hondius partiu de Ushuaia, no extremo sul da Argentina, em 1º de abril. Dez dias depois, um passageiro holandês morreu a bordo do navio. Seu corpo só foi desembarcado no dia 24 de abril, na ilha britânica de Santa Helena, onde, três dias depois, sua esposa, também holandesa, começou a passar mal e faleceu. Um terceiro passageiro, alemão, morreu a bordo em 2 de maio.

Sintomas
O hantavírus é uma doença geralmente transmitida por animais roedores, como ratos. Segundo a OMS, em casos raros, pode ser transmitida de pessoa para pessoa, mas só com o contato muito próximo, a partir do contato com saliva ou secreções respiratórias.

Os sintomas da doença são de febre e dores pelo corpo na fase inicial, podendo ter dificuldade para respirar e cansaço excessivo.

Campanha

Em uma mensagem endereçada à população de Tenerife – cujo presidente da comunidade, Fernando Clavijo, liderou uma campanha para que o navio fosse proibido de atracar na ilha -, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, minimizou os riscos de outras moradores serem contaminados pela simples passagem de pessoas infectadas pela ilha.

“O vírus a bordo do MV Hondius é a cepa andina do hantavírus. É grave. Três pessoas perderam a vida e nossos sentimentos estão com suas famílias [mas] o risco para você, que vive sua vida normalmente em Tenerife, é baixo”, disse Adhanom, garantindo não ser “leviano” em sua afirmação.

“Neste momento, não há passageiros sintomáticos a bordo. Um especialista da OMS está no navio. Os suprimentos médicos estão disponíveis. As autoridades espanholas prepararam um plano cuidadoso e passo a passo”, garantiu o diretor-geral da OMS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

10ª Conferência Municipal de Saúde de Caarapó será realizada no dia 26 de junho
REGIÃO

10ª Conferência Municipal de Saúde de Caarapó será realizada no dia 26 de junho

Homem perde R$ 19 mil ao tentar comprar caminhonete anunciada em rede social
POLÍCIA

Homem perde R$ 19 mil ao tentar comprar caminhonete anunciada em rede social

Mulher denuncia importunação sexual por telefone e caso é investigado em Dourados
DOURADOS

Mulher denuncia importunação sexual por telefone e caso é investigado em Dourados

Festa Junina tem recorde de público e ganha elogios pela beleza, qualidade e organização
DOURADOS

Festa Junina tem recorde de público e ganha elogios pela beleza, qualidade e organização

Edital de convocação - Assembleia Geral Extraordinária
EDITAL

Edital de convocação - Assembleia Geral Extraordinária

TRÊS LAGOAS

Idoso é assassinado com tiro na cabeça

ESTELIONATO

Golpe do falso anúncio de motocicleta faz jovem perder R$ 3,5 mil em Dourados

TECNOLOGIA

Para reforçar monitoramento ambiental em MS, Governo do Estado lança novas plataformas tecnológicas

BRASIL

Ministério da Saúde suspende vacina contra a dengue do Butantan

COXIM

Operação resulta na prisão de duas mulheres e grande apreensão de drogas

Mais Lidas

NATASHA

Filme produzido em Dourados é selecionado para festival

DOURADOS

João Bosco & Vinícius encerram Festa Junina neste domingo com show repleto de sucessos

TRÂNSITO

Licenciamento de veículos com placas finais 1, 2 e 3 começa em junho

TRÂNSITO

Colisão na região central de Dourados termina com morte de motociclista