Menu
Busca quinta, 09 de julho de 2020
(67) 99659-5905
EDUCAÇÃO

Parceria entre Capes e a França prevê 1,5 mil bolsas para brasileiros

20 janeiro 2020 - 16h35Por Da redação

Até 2022, estudantes brasileiros poderão contar com 1,5 mil bolsas em universidades francesas. As oportunidades são resultado da parceria entre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a França no Programa de Cooperação Brasil-France Ingénieur Technologie (Brafitec). Os investimentos no projeto somarão R$ 178,7 milhões ao longo de três anos.

A cooperação entre os países promove o intercâmbio de estudantes de cursos de graduação em engenharia. São 56 universidades brasileiras e 30 instituições francesas envolvidas na troca de conhecimento.

O anúncio das novas bolsas foi realizado pelo presidente da Capes, Anderson Correia, durante visita de acompanhamento ao programa na Universidade de Lille, no norte da França, nesta semana. Na ocasião, Correia, reforçou o interesse da Capes na continuidade da parceria internacional entre os dois países.

Neste ano, o programa terá 61 projetos ativos e deverá enviar cerca de 500 bolsistas à França. “É um investimento que insere o Brasil na pesquisa de ponta mundial, abre espaço para que os estudantes brasileiros troquem experiência com o que está sendo produzido nas melhores universidade da França e vice-versa”, afirma o presidente da Capes, que reforçou o interesse do Brasil no recebimento de acadêmicos franceses.

O Brafitec existe há 18 anos e apoia projetos conjuntos de pesquisa em parcerias universitárias em todas as especialidades de engenharia. O programa já enviou 6.550 bolsistas brasileiros ao exterior e recebeu cerca de 1.500 bolsistas franceses nas universidades brasileiras.

A cooperação estimula o intercâmbio na graduação, em ambos os países, e realiza a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento de créditos. Já foram realizadas mais de 2 mil missões de trabalho.

Nesta semana, a Capes e três instituições brasileiras integrantes do Programa Institucional de Internacionalização (CAPES/PrInt) estiveram em uma missão oficial de trabalho na França. O objetivo é elaborar um plano de trabalho associado às instituições francesas Centrale Supelec e Centrale Lille por meio do Programa Brafitec.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Bolsonaro sanciona lei que prioriza teste para profissional essencial
LEGISLATIVO DE MS
Pautadas sete matérias para a Ordem do Dia desta quinta-feira
MUNDO NOVO
Ação conjunta termina com 200 mil pacotes de cigarros contrabandeados
ESTADO
Dengue tem alta de 18 mil notificações, 10 mil casos confirmados e 15 mortes em um ano
BRASIL
Nascidos em abril podem sacar primeira parcela de auxílio hoje
FLAGRANTE
Perseguição termina quase meia tonelada de maconha apreendida
DOURADOS
Vereadores tentam reverter ordem judicial que proíbe saída da cidade e contato entre si
BRASIL
Pandemia causou impacto em 57% das companhias exportadoras, revela CNI
PERSEGUIÇÃO
Identificado homem que morreu após capotar veículo com contrabando
CAMPO GRANDE
Interno da máxima passa mal e morre em cela

Mais Lidas

DOURADOS
Decreto vai mandar fechar bares e academias por 10 dias
PANDEMIA
Comerciante de 45 anos é a 37ª vítima do coronavírus em Dourados
DOURADOS
Publicado, decreto que fecha bares e academias por 10 dias poderá ser prorrogado
DOURADOS
Após trégua, frio intenso deve voltar até o final de semana