A partir de março, ovos vendidos sem rótulo, seja a granel ou em bandejas, vão precisar ter um carimbo na casca com a data de validade e com o número de registro do estabelecimento produtor.
A determinação faz parte de uma portaria do Ministério da Agricultura, publicada no dia 4 de setembro de 2024, que deu 180 dias para os estabelecimentos se adequarem.
A medida não vale para os ovos que sejam vendidos em estojos ou em bandejas plastificadas com a rotulagem completa, que são os mais comuns em supermercados, explica José Eduardo dos Santos, presidente da organização avícola do Rio Grande do Sul e Conselheiro do Instituto Ovo Brasil (IOB) e da Associação Brasileira de Proteínas Animal (ABPA).
"Já os ovos vendidos ao consumidor final em bandejas, sem a plastificação e rotulagem, precisarão da identificação individual na casca", reforça Santos.
A nova portaria do Ministério da Agricultura prevê ainda que a tinta utilizada para a impressão ou marcação da casca de ovos deve ser "específica para uso em alimentos, atóxica" e "não constituir risco de contaminação ao produto".
Defasagem na lei
O presidente da organização avícola do Rio Grande do Sul conta que a legislação que determina as regras de classificação e embalagens de ovos não era atualizada desde 1991, e que isso era um problema, pois o setor cresceu muito "de lá para cá".
Nesse processo de expansão, não apenas grandes empresas entraram no mercado, como também pequenos produtores. "Mas não se tinha um regramento muito uniforme, uma estrutura, por exemplo, de rastreabilidade", conta Santos.
"Essa exigência de carimbo no ovo solto, a granel, vai ajudar muito nas questões sanitárias. Porque, às vezes, a gente precisa saber a procedência de um produto. Se tu não tem a informação, fica bem complicado", comenta.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Copom eleva juros básicos da economia para 14,25% ao ano
LEGISLATIVO DE MSCriadas frentes parlamentares da Rota Bioceânica e da Assistência Social

Governo do Estado investe R$ 2,3 bilhões em Saúde no ano de 2024

Brasil e Mali concluem entendimento sobre Certificados para exportação de produtos agropecuários

Idoso condenado por estuprar criança de 8 anos é preso

Com foco no turismo inteligente, Governo de MS apoia feira internacional em Bonito

Jiboia de 2m é encontrada em quintal de residência

Alex Cadeirante realiza doação de cadeiras de rodas para a UPA

Sete Quedas quer festa grandiosa com o apoio de Renato Câmara e do Estado
CBF muda datas de três jogos da rodada de abertura do Brasileirão
Mais Lidas

Empresário proprietário de papelaria morre em Dourados

Primeira base da PMR inaugurada  em rota turÃstica do Corredor Bioceânico homenageia  ex-prefeito

Entreposto de drogas é fechado no Parque das Nações II
