sexta, 14 de junho de 2024
Dourados
17ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
LEGISLATIVO DE MS

Ordem do Dia: Incentivo à contratação de vítimas de violência é aprovado em 1ª

11 junho 2024 - 12h01Por Da Redação

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apreciaram e aprovaram na sessão plenária desta terça-feira (11), durante a Ordem do Dia, três matérias, duas em primeira discussão, que retornam ao plenário para votação em segunda discussão. De autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB), foi aprovado o Projeto de Lei 203/2023, que institui um programa de incentivo e estímulo à contratação de mulheres em situações de violência doméstica. O objetivo é inserir com prioridade e devido acompanhamento mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade econômica, no mercado de trabalho, por meio da mobilização de empresas e estabelecimentos comerciais localizados no Estado.

“Uma iniciativa e aqui em Dourados já se transformou em lei e foi muito bem recebido porque dão a elas a autonomia que elas precisam. Agora MS terá um olhar de sensibilidade, e conseguir com isso quebrar o ciclo de violência que existe em nosso Estado. Será um marco na história das políticas públicas contra as mulheres”, considerou a autora da proposta, deputada Lia Nogueira.

O deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), destacou a importância do debate. “Esta Casa de Leis está sempre atenta a esse assunto, um debate de muita importância para o combate à violência contra a mulher”, declarou.

O deputado estadual Caravina (PSDB) também elogio o projeto em seu mérito e constitucionalidade. “Fui o relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Redação [CCJR], e quero parabenizar a deputada pela apresentação do projeto, mais um voltado a melhorar as condições das mulheres vitimas da violência doméstica”, destacou.

A deputada Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente Casa de Leis e presidente da CCJr, também parabenizou a matéria. “A sensibilidade de estar sempre propondo projetos voltados aos cuidados com as mulheres, este especialmente na inclusão de vítimas da violência doméstica no mercado de trabalho.  Isso traz um alento a quem passa por dificuldades de um relacionamento conflituoso, atreladas à violência, por não terem como se sustentar.

Aprovado também em primeira discussão o Projeto de Lei 99/2024, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o Pesque Fest do município de Paranhos, a ser celebrado, anualmente, no primeiro sábado subsequente à Sexta-feira Santa.

Redação final

Em redação final, foi aprovado o Projeto de Lei 274/2023, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que institui a “Semana de Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita”, ser realizada, anualmente, na semana do dia 12 de junho. A matéria segue à sanção.

Moção de Pesar

Em nome da Casa de Leis, foi apresentada Moção de Pesar aos familiares de Daladier Agi, ex-deputado estadual da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, aos 86 anos, no último sábado. O ex-deputado era uma importante liderança política de Paranaíba e de todo o Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AQUIDAUANA

Ladrão invade casa, agride e amarra moradora durante roubo

POLÍTICA

Manifestantes vão às ruas contra PL que equipara aborto a homicídio

BONITO

Com carro furtado, motorista é parado a tiros ao tentar fugir da PM

SALÁRIO DE R$ 7,1 MIL

TJ/MS divulga gabarito oficial e resultado preliminar de concurso

Familiares pedem ajuda para encontrar Marcos Brandão que desaparecido
ORLA MORENA

Familiares pedem ajuda para encontrar Marcos Brandão que desaparecido

ACABOU A FERVURA?

El Niño chega ao fim, mas La Niña vem aí; saiba o que espera

Trabalhador fica ferido após cair em poço de cerca de seis metros

REPATRIADOS

Brasil vai receber da Suíça R$ 155 milhões recuperados de corrupção

CAMPO GRANDE

Homem é preso após fugir com filho e ameaçar atear fogo na casa da ex

JUDICIÁRIO

STJ anula provas contra dois investigados pela Lava Jato

Mais Lidas

HOMICÍDIO 

Douradense é encontrado morto com mãos e pés amarrados no interior do MT

DOURADOS

Interno é encontrado morto de joelhos na PED e caso é investigado

DECISÃO

Mesmo sem duplicação de pontos críticos, pedágios da BR-163 aumentam a partir desta sexta-feira

VENDA DE ALIMENTOS

Ministério Público pede fechamento de cantinas em presídios de MS