A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a criação do "Orçamento Mulher". A proposta obriga o poder público a dar transparência aos programas e ações voltados ao atendimento das mulheres, por meio de quadros anexos nas propostas e nos relatórios de execução orçamentária.
O colegiado aprovou o substitutivo da Comissão de Finanças e Tributação ao projeto de lei PL 2883/24, de autoria dos deputados Laura Carneiro (PSD-RJ) e Ricardo Ayres (Republicanos-TO). O texto ajustou o original para adequá-lo às normas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e aos prazos constitucionais de publicação de relatórios.
Segundo a relatora, deputada Maria Arraes (PSB-PE), a transparência é o primeiro passo para que as políticas de apoio às mulheres funcionem na prática.
“A disponibilidade e o fácil acesso à compreensão das ações realizadas pelo poder público constituem elemento essencial para que os princípios e dispositivos do Plano Nacional de Políticas para Mulheres se traduzam em boas políticas públicas, assim avaliadas por seus efetivos resultados na promoção dos seus direitos”, afirmou a deputada no parecer.
Transparência e controle
De acordo com o texto aprovado, os orçamentos da União, dos estados e dos municípios deverão trazer dois quadros detalhados. O primeiro, chamado de Orçamento Mulher – Proposta, deve ser entregue junto com o planejamento anual para mostrar tudo o que o governo planeja investir. O segundo, o Orçamento Mulher – Execução, será publicado regularmente para que qualquer cidadão possa conferir quanto desse dinheiro foi efetivamente usado.
Deverão constar desses documentos as despesas com educação, saúde, assistência social e outras ações em que as mulheres sejam as beneficiárias diretas. O projeto também prevê que o governo federal reúna os dados de todo o país anualmente para avaliar se os esforços dos estados e municípios estão sendo efetivos.
Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e seguirá para o Senado Federal, a menos que haja recurso para votação no Plenário da Câmara.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Prefeitura lança e-book com atividades para a Semana Mundial do Brincar na Reme

"Do giz ao algoritmo" é o tema da sexta edição do SILES 2026

Caminhonete com placas falsas e carga de maconha é apreendida em Eldorado

Homem é preso com 219 quilos de maconha e haxixe em Ivinhema

Showtec reúne mais de 150 expositores e traz novidades em tecnologia

Rodolfo Nogueira questiona desapropriações para regularização fundiária quilombola

Com maio mais chuvoso em 11 anos, Dourados tem alerta de tempestade até quinta

Palestra sobre autismo e nutrição é realizada em Dourados

Mortos em confronto com a polícia possuíam passagens por vários crimes

Prefeitura adquire 80 camas hospitalares para renovar estrutura do Hospital da Vida
Mais Lidas

MS tem concursos abertos com inscrições encerrando em maio; confira prazos

Prefeitura entrega uniformes para equipe do Samu após oito anos sem reposição

Brasileiro é executado com tiros de fuzil na região de fronteira

