O STF (Supremo Tribunal Federal) adiou a conclusão do julgamento de uma das ações que discute se o presidente Jair Bolsonaro pode bloquear seguidores em perfis oficiais nas rede sociais.
No julgamento, em plenário virtual (no qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico), o tribunal analisa o caso específico de um jornalista e ex-candidato a vereador bloqueado pelo presidente em razão de postagens sobre queimadas na Amazônia.
A relatora, Cármen Lúcia, votou a favor do desbloqueio do usuário. O ministro Nunes Marques, contudo, apresentou destaque e, na prática, retirou o julgamento do plenário virtual. Com isso, os ministros deverão se reunir em uma sessão do STF para discutir o tema, o que não tem data prevista.
Em razão da pandemia do novo coronavírus, as sessões do STF têm sido feitas por videoconferência, sem que os ministros se reúnam em plenário.
Voto da relatora
Para Cármen Lúcia, as postagens do presidente Jair Bolsonaro são atos vinculados ao exercício do cargo.
A ministra disse ainda no voto que "ninguém é governante de uma República de si mesmo. Por gosto ou desgosto ideológico ou político, não se afasta do debate público o cidadão".
Processo semelhante
No último dia 17, o ministro Nunes Marques também apresentou destaque em um processo semelhante, e o caso foi retirado do plenário virtual.
Na ação, um advogado foi bloqueado por Bolsonaro após ter feito críticas à atuação do presidente em relação à Polícia Federal. O processo está previsto para julgamento no dia 16 de dezembro.
Para o relator, ministro Marco Aurélio Mello, não cabe ao presidente da República "avocar o papel de censor de declarações em mídia social", bloqueando o perfil do advogado, "no que revela precedente perigoso".
Deixe seu Comentário
Leia Também

Equipes volantes imunizam em mais de 200 profissionais de saúde em Dourados

PMA de Dourados apreende petrechos de pesca durante operação

Homem é flagrado com pasta a base de cocaína e porções de maconha
Desvio de vacinas contra covid-19 é crime: saiba como denunciar ao Ministério Público
CÂMARA DOS DEPUTADOSProjeto prevê fundo garantidor em favor de fiador de imóvel
Vestibular UEMS 2021 segue com inscrições abertas até 24 de janeiro

Vale Universidade: Termos de compromisso devem ser entregues até o dia 28
Infrator terá que pagar R$ 94 mil por desmatamentos ilegais

Homem corta cachorro com facão e acaba autuado por maus tratos

Homem furta o celular da própria mãe para trocar por drogas
Mais Lidas

Promotor vê preconceito em comentários contra vacina para índios e denuncia à PF

Mulher é presa acusada de dar cobertura para assaltantes que rendiam família

Enfermeiro de 50 anos é primeiro vacinado contra Covid-19 em Dourados
