terça, 24 de maio de 2022
São Paulo
23°max
11°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BRASIL

MTur prorroga prazo para abertura do sistema de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro

16 janeiro 2022 - 14h40Por Ministério do Turismo

Ministério do Turismo prorrogou, nesta sexta-feira (14.01), o prazo para abertura do sistema de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. O objetivo é realizar um período de teste com a rede de interlocutores estaduais antes do início oficial do período de cadastramento de novas cidades ou de atualização de informações sobre os destinos turísticos brasileiros. Com isso, a expectativa é de que a abertura ocorra no dia 26 de janeiro.

“Neste processo de atualização do Mapa contamos com a importante parceria da Rede de Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo, que disseminam as informações para os demais interlocutores regionais e municipais. Juntos, agora, estamos testando a nova plataforma que, em breve, será disponibilizada a todos. Essa preparação é essencial para que possamos difundir conhecimento e ampliar a representatividade dos municípios brasileiros”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

A principal novidade da nova edição é que o Mapa do Turismo, que antes era atualizado a cada dois anos, poderá ser atualizado a qualquer tempo. Com isso, os gestores municipais poderão cadastrar seus municípios e incluir os documentos necessários sempre que quiserem, desde que atendidos os critérios, as orientações, os compromissos e os procedimentos regulamentados pelo Ministério do Turismo.

Posteriormente ao preenchimento das informações pelos municípios, os órgãos oficiais de turismo das unidades federativas deverão revisar os dados, homologar o cadastro e validar sua composição e regiões turísticas, bem como apresentá-los ao Conselho ou Fórum Estadual de Turismo.

Com o cumprimento do novo cronograma publicado na Portaria MTur 3/2022, e apresentação da nova versão do Mapa, prevista para março de 2022, os estados e o DF, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, terão 30 dias para homologar os cadastros dos municípios no sistema do Mapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que terá 15 dias para realizar a aprovação e incluí-lo no sistema. Após a inclusão, este cadastramento terá validade de um ano.

Além dos critérios já conhecidos, foi adicionado na plataforma um novo campo para preenchimento obrigatório denominado “Atividade Turística”, cujo objetivo é obter uma base de dados sobre a atividade turística dos municípios, que orientará a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas.

Mapa do Turismo Brasileiro - É um instrumento gerido pelo Ministério do Turismo que reúne municípios turísticos ou impactados de alguma forma pelo setor, possibilitando a identificação das necessidades de investimentos e ações de promoção de cada região do país. A última atualização do Mapa do Turismo Brasileiro foi lançada pelo Ministério do Turismo em 2019 e reuniu 2.694 cidades de 333 regiões turísticas, seguindo vigente até o primeiro trimestre de 2022.

No Mapa do Turismo Brasileiro 2019, que pode ser consultado AQUI, os municípios estão agrupados em cinco diferentes categorias, definidas como A, B, C, D e E. A classificação leva em conta o desempenho da economia do turismo dos municípios, como a quantidade de meios de hospedagem, empregos gerados no setor e recebimento de turistas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Grávida morta com tiro na cabeça morreu ao tentar proteger um irmão
CAARAPÓ

Grávida morta com tiro na cabeça morreu ao tentar proteger um irmão

Lira tira deputado crítico de Bolsonaro, da vice-presidência da Câmara
CONGRESSO

Lira tira deputado crítico de Bolsonaro, da vice-presidência da Câmara

IVINHEMA

Mensagem sobre massacre viraliza entre alunos e causa pânico em escola

BRASIL

Governo anuncia corte no imposto de importação de arroz, feijão e carne

Após acidente, motociclista quase teve cabeça esmagada por ônibus

FUTEBOL

Procuradoria do STJD denuncia Cruzeiro e Grêmio por cantos homofóbicos

FRONTEIRA

Corpo encontrado no Paraguai é de jovem de Coronel Sapucaia

UEMS

Dourados sedia Congresso Nacional Estudos Linguísticos e Literários 

RIO BRILHANTE 

Homem que matou um e feriu outro é condenado a 25 anos de prisão

BOA SORTE

+Milionária: como apostar na nova loteria, que estreia no sábado

Mais Lidas

DOURADOS/ITAPORÃ

Ciclista morre atropelado na MS-156 e motorista foge

MS

Jovens escapam de sequestro após bandido acidentar carro

DOURADOS

Vítima de atropelamento na MS-156 tinha 21 anos e morava na Reserva Indígena  

REGIÃO

Mulher grávida morre após ser baleada em Caarapó