segunda, 09 de março de 2026
Dourados
25ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
FUNCIONÁRIA FANTASMA

MPF pede condenação de Bolsonaro e Wal do Açaí por improbidade

22 março 2022 - 20h20Por G 1

O MPF (Ministério Público Federal) em Brasília entrou com ação de improbidade contra o presidente Jair Bolsonaro e sua ex-secretária parlamentar na Câmara dos Deputados Walderice Santos da Conceição, conhecida como “Wal do Açaí”.

Segundo a ação, Wal do Açaí esteve lotada no gabinete de Bolsonaro durante mais de 15 anos, mas nunca viajou para Brasília e nem exerceu qualquer função relacionada ao cargo.

O MP afirma que, nesse período, Walderice e o companheiro, Edenilson Nogueira Garcia, prestavam serviços de natureza particular para Bolsonaro – em especial nos cuidados com a casa e com os cachorros de Bolsonaro na Vila Histórica de Mambucaba (RJ).

A ação pede que Wal do Açaí e o presidente sejam condenados pela prática de improbidade administrativa e o ressarcimento dos recursos públicos indevidamente desviados.

O nome de Wal do Açaí ganhou notoriedade em 2018, quando ela figurava como secretária parlamentar de Bolsonaro. À época, Bolsonaro negou que ela fosse funcionária fantasma.

Em janeiro daquele ano, uma reportagem do jornal "Folha de S. Paulo" mostrou que ela continuava vendendo açaí numa praia de Angra durante o horário de expediente na Câmara. A demissão foi confirmada em agosto de 2018, quando Bolsonaro já era candidato à Presidência. Relembre no vídeo abaixo:

A ação foi enviada à 6ª Vara Federal do Distrito Federal. Segundo o MPF, os atos de improbidade praticados antes da posse como presidente da República não estão abrangidos pela imunidade.

Movimentação atípica em contas

Segundo o MP, a análise das contas bancárias de Walderice revelou uma movimentação atípica: 83,77% da remuneração recebida nesse período foi sacada em espécie, sendo que, em alguns anos, esses percentuais de saques superaram 95% dos rendimentos recebidos.

O MPF aponta que o presidente Jair Bolsonaro tinha pleno conhecimento de que Walderice não prestava os serviços correspondentes ao cargo e, mesmo assim, atestou falsamente a frequência dela ao trabalho em seu gabinete para comprovar a jornada laboral exigida pela Câmara dos Deputados, de 40 horas semanais, e, assim, possibilitar o pagamento dos salários.

Para o Ministério Público, “as condutas dos requeridos e, em especial, a do ex-deputado federal e atual presidente da República Jair Bolsonaro, desvirtuaram-se demasiadamente do que se espera de um agente público”.

“No exercício de mandato parlamentar, não só traiu a confiança de seus eleitores, como violou o decoro parlamentar, ao desviar verbas públicas destinadas a remunerar o pessoal de apoio ao seu gabinete e à atividade parlamentar”, diz a ação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Moradora de MS faz doação de medula óssea 13 anos após cadastro em rede de voluntários
COMPATÍVEL

Moradora de MS faz doação de medula óssea 13 anos após cadastro em rede de voluntários

Com empate no Douradão, DAC e Corumbaense podem disputar nos pênaltis a vaga para semifinal
ESTADUAL

Com empate no Douradão, DAC e Corumbaense podem disputar nos pênaltis a vaga para semifinal

Suspeito de matar homem a facadas é preso em caminhão na fronteira
PRF

Suspeito de matar homem a facadas é preso em caminhão na fronteira

Trabalho escravo contemporâneo afeta de maneira desproporcional mulheres negras
DIA DA MULHER

Trabalho escravo contemporâneo afeta de maneira desproporcional mulheres negras

Com máscara do "Jason", homem é preso acusado de tentar sequestrar crianças ameaçando com arma
CORUMBÁ

Com máscara do "Jason", homem é preso acusado de tentar sequestrar crianças ameaçando com arma

ESPORTE

Com mais 2 pódios, Brasil encerra Grand Prix de judô com 6 medalhas

DIA DA MULHER

Protestos contra a violência de gênero tomam o Brasil neste 8 de março

CNH DO BRASIL

Primeira habilitação pode ser solicitada por aplicativo oficial; veja como fazer

CALOR

Dourados está em alerta devido a sensação térmica de 35.2°C

VIOLÊNCIA

Lei que torna explícita a presunção absoluta de vulnerabilidade em casos de estupro, é sancionada

Mais Lidas

DOURADOS

Nova avenida vai margear Parque Arnulpho Fioravante com projeção de ligação à BR-163

INMET

Dourados está sob dois alertas de chuvas intensas até segunda-feira

DOURADOS

Ex-administrador de hospital é investigado por desvio milionário e tem bens sequestrados em operação

BOLETIM DE OCORRÊNCIA

Morte de idosa em Dourados é investigada pela polícia após orientação médica