Morreu nesta quinta-feira (15), aos 89 anos, a atriz e modelo Vera Barreto Leite Valdez, considerada a primeira supermodelo brasileira. A morte foi confirmada em comunicado nas redes sociais do Teatro Oficina: que escreveu “Voa, Vera! Etherna! Muito amor por essa maneca”. A causa da morte e os locais de velório e sepultamento não foram informados.
Nascida no Rio de Janeiro no dia 26 de maio de 1936, filha de diplomatas, Vera foi muito cedo viver na Europa. Primeiro em Portugal e, depois, na França. Já no início dos anos 1950, começou uma carreira de modelo, desfilando para Christian Dior e, mais tarde, para Coco Chanel.
No final da década de 50, Vera retornou ao Brasil e passou a conviver com atores. Teve um casamento curto com o ator Luís Linhares, com quem teve uma filha. Cada vez mais envolvida com a classe artística brasileira, entrou para a indústria do cinema paulista. Estreou nas telas no filme As Cariocas, em 1966. Em 1968 participou de Até que o Casamento Nos Separe. Em 1970 atuou em República da Traição e, no ano seguinte, em O Homem Nu.
Casou-se com Pedro de Moraes, filho de Vinícius de Moraes, com quem teve uma filha, Mariana de Moraes, também atriz.
Vera foi fortemente impactada pela ditadura militar brasileira. Ela e o marido foram presos e Vera foi levada para o Doi-Codi sob a acusação de porte de cocaína. Foi torturada e enviada para um sanatório.
Deixou o Brasil e voltou mais tarde, no início dos anos 1980, após a aprovação da Lei da Anistia. Nesse momento, passou a trabalhar com o Teatro Oficina, de José Celso Martinez Corrêa.
Os últimos trabalhos de Vera como atriz foi no filme A Alegria É a Prova dos Nove e na série Cidade Invisível, ambos lançados em 2023.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dona de casa sai para ir ao banco sacar Bolsa Família e desaparece
Regras para cultivo de cannabis medicinal começam a valer em agosto

Envolvido em caso de lesão corporal morre em hospital de Dourados
Moraes autoriza Silvinei Vasques a cursar doutorado EAD na prisão

Douradense de 19 anos morre afogado em ilha de São Paulo

Em Dourados, 17 mil alunos da Rede Estadual voltam à sala de aula

Morador de Anastácio é o motorista morto em acidente na BR-262
Caixa e MDS lançam microcrédito para integrantes no CadÚnico

Após tentativa de fuga, motorista é preso com 103 quilos de cocaína

Babu Santana, Sarah Andrade e Sol Vega estão no Paredão do BBB
Mais Lidas

Acusado de série de furtos, 'Microfone' ganha liberdade sem passar por audiência de custódia

Autoridades divergem sobre cobrança de tarifa de água após implantação de rede nas aldeias

Com sensação térmica nas alturas, Dourados entra em alerta de chuvas intensas

Vera trabalhou para grandes estilistas e atuou em cinema e teatro - Crédito: Teatro Oficina/Divulgação