sábado, 14 de setembro de 2024
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BRASIL

Ministro diz que próximo desafio do governo é reforma tributária

30 dezembro 2019 - 13h00Por Agência Brasil

Ele é um construtor de pontes, como gosta de ressaltar.  Essa foi uma das habilidades que ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, teve que colocar muito em prática neste ano.

Afinal, dialogar com centenas de parlamentares de diferentes partidos, estados e interesses não é tarefa das mais fáceis. O general do Exército é um dos mais novos ministros do governo Bolsonaro. Assumiu em julho deste ano com a responsabilidade de afinar a relação do Executivo com o Legislativo. Chegou no meio da tramitação da Reforma da Previdência e termina o ano com ela aprovada.

O sucesso da negociação faz o ministro vislumbrar um ano novo menos turbulento. “A minha esperança é que o ano de 2020 vai ser mais sereno, até porque já nos conhecemos, eu como articulador. Existe uma expressão mineira que diz que no andar da carruagem é que as melancias vão se acertando. Eu tenho quase que absoluta certeza de que vai ser um relacionamento mais sereno, mais produtivo, mais do que foi 2019”, avalia.

O ministro conversou com a jornalista Katiuscia Neri e contou ao programa Impressões, da TV Brasil, sobre uma das táticas que usou para melhorar as relações do governo com o Congresso: “Foi me aproximar, conversar com eles, ir nos gabinetes, no Senado. Eu comecei a implementar uma maneira direta e, às vezes, eles ficavam assustados. Eu apareço no plenário, o pessoal se assusta, mas eu me sinto bem".

Na mesa do ministro já há uma lista extensa de projetos para o segundo ano do governo Bolsonaro: pacto federativo, reforma administrativa e a reforma tributária. Essa última é, segundo o ministro, a prioridade do governo nas articulações políticas com o Congresso. “ A reforma tributária é fundamental, ela é o complemento da reforma previdenciária”, afirma.

Mas, para o projeto andar, o ministro lembra que existe um gargalo: as eleições do ano que vem: "temos até mais ou menos julho”.  E enfatiza que não adianta acelerar o processo. “O presidente não impõe nada ao Congresso, ele foi parlamentar por 28 anos. Às vezes, eu falo com ele, ele fala: 'Ramos, é o Congresso, ele que decide'. O Congresso, a gente manda um projeto, eles mexem... é democracia.”

A reforma tributária pode ser considerada uma das mais ambiciosas e mais difíceis para aprovação. Por isso, o ministro Ramos sabe que o caminho não vai ser fácil. "A da Previdência mexeu com as pessoas, né? A tributária, além de mexer com as pessoas, vai mexer com os estados. O Brasil é um continente, cada estado tem seu interesse e com suas regiões com níveis de economia diferentes.”

O trabalho de articulação não é dos mais fáceis e o ministro chegou a ganhar um apelido de um senador pelo esforço que tem feito em unir o Congresso. “Eles falaram que eu sou surfista de tsunami. E eu perguntei ao senador, e ele me disse: "Quando a coisa está começando... vem você com a prancha e vai tentando resolver o problema.”

Com tanto desafio pela frente, o ministro diz que tem horas em que precisa parar e fazer o que chama de terapia: praticar o hobby de andar de moto. “Eu tenho desde garoto, meu pai me deu quando eu era cadete. A moto, para mim, é um prazer, uma paixão que eu tenho", conclui.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Motociclista morre após acidente e vai parar 50m de distância do veículo
CAMPO GRANDE

Motociclista morre após acidente e vai parar 50m de distância do veículo

Corrida do Pantanal prevê 500 atletas de outros Estados
PEDESTRIANISMO

Corrida do Pantanal prevê 500 atletas de outros Estados

Homem acusado de fornecer bebida alcoólica a menores é preso em MS
AQUIDAUANA

Homem acusado de fornecer bebida alcoólica a menores é preso em MS

BRASIL

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 55 milhões

Grupo Terra Seca lança EP dos 25 anos neste sábado em Dourados
CLUBE INDAIÁ

Grupo Terra Seca lança EP dos 25 anos neste sábado em Dourados

FUTEBOL

Brasileirão tem duelo entre Botafogo e Corinthians e mais duas partidas

DOURADOS

Militar do Exército empina na frente da PM, tenta fugir e acaba preso ao cair da moto

CLIMA

Ainda em alerta de tempestade, 'tempo vira' e promessa é de chuva em Dourados

DOURADOS

Homem espancado morre no HV e quatro adolescentes são apreendidos por envolvimento no crime

LAZER

Cinema: salas de Dourados têm 11 filmes em cartaz

Mais Lidas

TEMPO

Sexta-feira quente marca fim de onda de calor e frente fria chega no sábado

DO MS

Da Jaguapiru para a 'telinha': indígena douradense participará de novela da Globo

MATO GROSSO DO SUL 

Operação com 'braço' em Dourados identifica irregularidades na produção de Arla 32 e aplica multas

CLIMA

Ainda com calorão, Dourados tem alerta de tempestade para o fim de semana