quinta, 12 de março de 2026
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BRASIL

Ministério inclui covid-19 em lista de notificação compulsória

16 maio 2022 - 10h58Por Agência Brasil

Portaria publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União de hoje (16) inclui a covid-19 na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública.

A notificação compulsória é uma medida obrigatória tanto para médicos como para outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente.

A comunicação pode ser feita à autoridade de saúde competente por qualquer pessoa, em casos de suspeita ou confirmação de doença ou agravo (dano) em paciente. No caso de profissionais da saúde, ela é obrigatória.

“Esta portaria dispõe sobre a inclusão do Sars-CoV-2 no item da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada a coronavírus e, também, sobre a inclusão da covid-19, da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada à covid-19 e da Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Adultos (SIM-A) associada à covid-19 na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional”, detalha a Portaria nº 1.102.

Para tanto, a portaria publicada atualiza o anexo com as 52 doenças ou agravos a serem notificados, bem como o prazo, que, dependendo, pode ser imediato (até 24 horas) ou semanal. Informa também a qual autoridade o caso deve ser informado - Ministério da Saúde ou secretarias estadual ou municipal de saúde.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Centrão se movimenta para soltar Daniel Vorcaro e evitar delação
POLÍTICA

Centrão se movimenta para soltar Daniel Vorcaro e evitar delação

Funcionária denuncia agressão contra paciente em clínica
REABILITAÇÃO

Funcionária denuncia agressão contra paciente em clínica

Quinta-feira nublada com possibilidade de chuva em Dourados
TEMPO

Quinta-feira nublada com possibilidade de chuva em Dourados

Pai e filho presos receberam mais de 90 cabeças de gado furtadas
NOVA ANDRADINA

Pai e filho presos receberam mais de 90 cabeças de gado furtadas

Zanin será novo relator de pedido de criação da CPI do Banco Master
BRASIL

Zanin será novo relator de pedido de criação da CPI do Banco Master

Homem é preso por perseguir jovem em terminal e dentro de ônibus

TEMPORÁRIOS

IBGE divulga calendário de concurso que vai contratar mais de 39 mil

STJ

Justiça aumenta pena para condenado por estuprar 4 filhas adotivas

TECNOLOGIA

WhatsApp lança recurso para pais monitorarem quem fala com filhos

VIOLÊNCIA

Capitão da Aeronáutica é preso com cocaína após agredir namorada

Mais Lidas

DOURADOS

Prefeitura economizará mais de R$ 6 milhões por ano ao autorizar concessão do aeroporto

SAÍDA

Desembargador Ary Raghiant pede exoneração do TJMS

JUSTIÇA

Funcionário que gravou fogo em usina é demitido por justa causa

DESCAMINHO

Ação conjunta apreende carga de pneus contrabandeados do Paraguai