domingo, 18 de maio de 2025
Dourados
29ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Ministério da Saúde assina convênio para capacitar profissionais na fabricação de próteses e órteses

22 dezembro 2012 - 16h23

Para reduzir a carência de profissionais que produzem órteses e próteses, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, o Ministério da Saúde fez uma parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) que prevê a liberação de R$ 348 mil para a capacitação de mais de 200 pessoas para atuar nesse trabalho. O convênio foi assinado ontem (21) pelo ministro Alexandre Padilha, no Hospital Abreu Sodré, em São Paulo.

“Queremos capacitar mais de 200 profissionais em órteses e próteses aqui na oficina da AACD [em São Paulo] e, com isso, ter lá no interior e nas capitais do Nordeste profissionais capacitados para fazer órteses e próteses”, disse o ministro, após visitar a sede da associação em São Paulo.

Segundo Regina Helena Scripilliti Velloso, presidenta voluntária do Conselho de Administração da AACD, a assinatura do convênio deve ajudar a suprir a falta de mão de obra de ortesistas e protesistas do país. “Por meio desse convênio, a AACD vai disponibilizar sua estrutura e seu conhecimento e vai capacitar entre 200 e 300 pessoas para as oficinas ortopédicas do Nordeste”, explicou.

Além da parceria, outros dois convênios foram assinados na tarde de hoje (21) entre o Ministério da Saúde e a AACD. Um se refere a recursos para ajudar a AACD a ter novos equipamentos para cuidar de crianças, sobretudo na parte de reabilitação, com investimento de R$ 500 mil. Outra parceria apoia a associação no desenvolvimento de um novo aparelho para reabilitação física.

“A AACD desenvolveu, ao longo do último ano, um equipamento utilizado para reabilitação de pacientes que tiveram isquemia, derrame cerebral e de crianças com paralisia cerebral. O Ministério da Saúde tem todo o interesse em ter dados mais detalhados da recuperação das pessoas utilizando esse equipamento para incorporarmos seu uso a outras unidades do Sistema Único de Saúde”, disse o ministro.

As iniciativas fazem parte do Programa Viver sem Limite, criado em novembro do ano passado e que prevê a ampliação do acesso e a qualificação do atendimento às pessoas com deficiência permanente ou temporária no Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras ações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hospitais públicos de MS oferecem 17 vagas para iniciação científica e tecnológica
BOLSAS

Hospitais públicos de MS oferecem 17 vagas para iniciação científica e tecnológica

Estudo em morros do Sudeste encontra espécies resistentes ao calor
MEIO AMBIENTE

Estudo em morros do Sudeste encontra espécies resistentes ao calor

Fotografias de sobreviventes do Holocausto ganha mostra em São Paulo
BRASIL

Fotografias de sobreviventes do Holocausto ganha mostra em São Paulo

Corpo de homem com as pernas amarradas é encontrado em matagal na fronteira
HOMICÍDIO

Corpo de homem com as pernas amarradas é encontrado em matagal na fronteira

BRASIL

Meninas mães passam de 14 mil e 1,1% tiveram acesso a aborto legal

CAMPO GRANDE

Homem morre esfaqueado após briga com duas mulheres em praça

FUTEBOL

Brasileiro Feminino: Cruzeiro pode garantir classificação antecipada

VATICANO

Alckmin entrega ao Papa convite para visitar o Brasil durante a COP30

CAMPO GRANDE

Jovem morre e outro fica gravemente ferido em colisão entre motos

ESPORTE

Federação Paulista apura relatos de machismo no Estadual Feminino

Mais Lidas

DOURADOS

Mulher tenta forçar adolescente a tocá-la e é presa por importunação sexual

ITAQUIRAÍ

Feminicida compartilhou foto de vítima morta em grupos de WhatsApp

TRAGÉDIA

Pai e filho morrem em grave acidente na MS-276 em Dourados

LUTO

Morre Claudinei da Silva, ex-prefeito de Glória de Dourados e ex-deputado estadual de MS