Menu
Busca sexta, 25 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
BOLSAS DE ESTUDO

Ministério da Educação abre consulta de vagas ao Sisu do meio de ano

02 junho 2015 - 10h15

A segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu ) 2015 selecionará alunos para 55.576 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior. O Ministério da Educação abriu nesta terça-feira, dia 02 de junho, a consulta de vagas.

A lista, disponível na página do sistema, aponta cadeiras em 234 cidades de 25 estados do país (não há vagas no Amazonas e no Mato Grosso). Serão selecionados estudantes para 298 cursos de graduação.

O número de vagas desta edição é maior que o da seleção de meio de ano de 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e ofereceram 51.412 vagas.

As inscrições do processo seletivo serão abertas no dia 8 de junho e vão até as 23h59 do dia 10 de junho (horário oficial de Brasília).

###O que é o Sisu
O Sisu é um sistema que seleciona estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para as insituições públicas do ensino superior. As inscrições deverão ser feitas pelo site do Sisu. Nesta edição, a única nota válida no Sisu é a do Enem 2014, desde que o candidato não tenha tirado nota zero na redação.

O processo seletivo do Sisu terá uma chamada e o resultado, que será divulgado no dia 15 de junho, poderá ser consultado na página do Sisu na internet. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado.

Para fazer parte da lista de espera, o candidato deve entrar no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site.

###Como participar
Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Entre o dia 8 e as 23h59 do dia 10, o estudante poderá trocar suas opções no sistema quantas vezes quiser, e também cancelar sua inscrição. Durante o período, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O Sisu considera apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.

Na hora de fazer as duas opções de vaga, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas que segue a lei federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e a ampla concorrência.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUSTIÇA
Motorista embriagado deve indenizar vítima de acidente de trânsito
SEGUE INTERNADO
Motorista baleado durante golpe do falso frete é de Dourados
ELIMINATÓRIAS
Matheus Cunha é convocado para seleção na vaga de Gabriel Jesus
POLÍCIA
Caminhoneiro de Dourados morre ao capotar na serra de Maracaju
MS
Veículos apreendidos com drogas são leiloados virtualmente
PANDEMIA
Número de douradenses com vírus da Covid ativo sobe 60% em dez dias
ECONOMIA
Dólar fecha em queda após bater R$ 5,60
POLÍCIA
Adolescente invade casa, ameaça homem com faca e leva celular e dinheiro
TRÁFICO
Comparsa de jovem dono de boca de fumo em Caarapó é policial militar
PANDEMIA
Município de Coronel Sapucaia solicita estado de calamidade pública

Mais Lidas

PANDEMIA
Novo decreto diminui toque de recolher e libera venda de bebidas em bares até as 23h
ACIDENTE
Mulher envolvida em acidente no Centro ficou presa às ferragens de veículo
PROSSEGUIR
Governo atualiza mapa da Covid e Dourados volta para "bandeira vermelha"
POLÍCIA
Homem morre ao tentar invadir delegacia de Glória de Dourados