sexta, 17 de abril de 2026
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BOLSAS DE ESTUDO

Ministério da Educação abre consulta de vagas ao Sisu do meio de ano

02 junho 2015 - 10h15

A segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu ) 2015 selecionará alunos para 55.576 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior. O Ministério da Educação abriu nesta terça-feira, dia 02 de junho, a consulta de vagas.

A lista, disponível na página do sistema, aponta cadeiras em 234 cidades de 25 estados do país (não há vagas no Amazonas e no Mato Grosso). Serão selecionados estudantes para 298 cursos de graduação.

O número de vagas desta edição é maior que o da seleção de meio de ano de 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e ofereceram 51.412 vagas.

As inscrições do processo seletivo serão abertas no dia 8 de junho e vão até as 23h59 do dia 10 de junho (horário oficial de Brasília).

###O que é o Sisu
O Sisu é um sistema que seleciona estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para as insituições públicas do ensino superior. As inscrições deverão ser feitas pelo site do Sisu. Nesta edição, a única nota válida no Sisu é a do Enem 2014, desde que o candidato não tenha tirado nota zero na redação.

O processo seletivo do Sisu terá uma chamada e o resultado, que será divulgado no dia 15 de junho, poderá ser consultado na página do Sisu na internet. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado.

Para fazer parte da lista de espera, o candidato deve entrar no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site.

###Como participar
Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Entre o dia 8 e as 23h59 do dia 10, o estudante poderá trocar suas opções no sistema quantas vezes quiser, e também cancelar sua inscrição. Durante o período, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O Sisu considera apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.

Na hora de fazer as duas opções de vaga, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas que segue a lei federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e a ampla concorrência.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
SEU BOLSO

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

Sem restrição de trânsito, Operação Tiradentes começa hoje nas BR's de MS
FISCALIZAÇÃO 

Sem restrição de trânsito, Operação Tiradentes começa hoje nas BR's de MS

Operário goleia Primavera por 4 a 1 e segue vivo na Copa Verde
FUTEBOL

Operário goleia Primavera por 4 a 1 e segue vivo na Copa Verde

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 60 milhões
LOTERIA

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 60 milhões

Lei assegura protagonismo do paciente no atendimento em saúde
BRASIL

Lei assegura protagonismo do paciente no atendimento em saúde

REGIÃO

Judiciário de MS funciona em plantão no feriado de Tiradentes

ESPORTES

Atletismo e judô abrem Jogos de Outono de Dourados

CASA PRÓPRIA

Conheça novas regras de financiamento do Minha Casa, Minha Vida

PEDRO JUAN

Ameaça de tiroteio suspende aulas em escola na fronteira

TEMPO

Sexta-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados

Mais Lidas

ELDORADO

Vítima de feminicídio é desenterrada e corpo apresenta sinais de necrofilia

VILA SÃO BRAZ

Colisão entre motos termina com dois jovens mortos em Dourados

CLIMA

Inmet emite alerta de tempestade com risco de granizo e ventos intensos para Dourados

CIDADÃO

Calendário de licenciamento é alterado em MS; veja como fica