domingo, 20 de abril de 2025
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BRASIL

Medida Provisória regulamenta adesão de estados ao programa de pagamento de dívidas

15 abril 2025 - 13h37Por Agência Senado

O governo federal publicou nesta terça-feira (15), no Diário Oficial da União (DOU), a Medida Provisória (MP) 1.295/2025. Assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a medida regulamenta o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), criado pela Lei Complementar 212, de 2025.   

A MP trata da transferência de ativos dos estados à União e define regras para a criação e gestão de dois fundos: o Fundo de Equalização Federativa (FEF) e o Fundo Garantidor Federativo (FGF). Já em vigor, o texto será analisado pelo Congresso Nacional, que pode aprová-lo, alterá-lo ou rejeitá-lo dentro do prazo legal. 

A medida permite que a União contrate diretamente o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sem licitação, para avaliar participações societárias que os estados ofereçam para quitar dívidas. O valor considerado para amortização será o valor líquido da avaliação, já descontados os custos operacionais e a remuneração do BNDES. 

Os fundos FEF e FGF serão administrados pelo Banco do Brasil. Os bens que compõem esses fundos não se misturam com o patrimônio do banco e ficam protegidos de eventuais obrigações financeiras da instituição. 

O FEF tem como objetivo ajudar na compensação fiscal entre os entes federativos. Já o FGF funcionará como garantidor de operações de crédito, inclusive daquelas com aval da União. O fundo poderá oferecer garantias de até seis vezes o valor do patrimônio líquido ajustado, com limites definidos conforme o risco de cada estado. 

Estados que não aplicarem corretamente os recursos do FEF ou não cumprirem as metas do Propag terão os valores retidos em conta específica. Se não houver regularização dentro do prazo, os recursos poderão ser redistribuídos entre os demais estados participantes. 

Para garantir transparência, os estados deverão manter os recursos recebidos do programa em contas ou fundos públicos específicos até o pagamento das despesas previstas. 

A MP também autoriza a União a contratar o Banco do Brasil para administrar créditos de refinanciamento nos casos em que os estados não tenham contratos originais de dívida geridos pela Secretaria do Tesouro Nacional. O custo da operação será pago pelo próprio estado. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL

Morre Cerinha, criador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Fla derrota o Boca e vence Champions League das Américas pela 2ª vez
BASQUETE

Fla derrota o Boca e vence Champions League das Américas pela 2ª vez

Aniversário de Brasília tem atrações gratuitas na Esplanada
CAPITAL

Aniversário de Brasília tem atrações gratuitas na Esplanada

Calderano vence a Copa do Mundo de tênis de mesa
ESPORTE

Calderano vence a Copa do Mundo de tênis de mesa

Homem é atropelado e morto na BR-163; motorista fugiu sem prestar socorro
CAARAPÓ

Homem é atropelado e morto na BR-163; motorista fugiu sem prestar socorro

CULTURA

Morre a cantora e compositora Cristina Buarque

CRIME

Três homens são presos suspeitos de planejar matar morador de rua

OPORTUNIDADE

Conab abre concurso com 403 vagas e salários de até R$ 8,1 mil

CHUVAS

Temporal destrói pontes e isola fazendas em Caracol

ESPORTE

Corrida da Páscoa reúne 500 atletas e movimenta manhã de domingo em Dourados

Mais Lidas

DOURADOS

Homem é preso após agredir companheira na praça de alimentação do shopping

SUSTO

Bebê é salva por guardas municipais em Dourados após engasgar com a própria saliva

LESÃO CORPORAL

Discussão em frigorífico termina com homem esfaqueado em Dourados

Idosa perde R$ 13,6 mil guardados em banco ao cair em golpe