terça, 17 de fevereiro de 2026
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Médicos podem ter descoberto nova técnica para tratar diabetes

13 outubro 2011 - 13h10

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, revelaram um novo alvo possível para o tratamento de diabetes. Eles encontraram um mecanismo molecular que é responsável por fazer o número de células produtoras de insulina diminuir conforme uma pessoa envelhece.

Ao alterarem esse funcionamento, os cientistas esperam podem solucionar a falta da substância em pessoas com diabetes. A insulina é responsável por permitir a entrada de açúcar (glicose) dentro das células para que energia seja gerada para o corpo.

O estudo é descrito no site da revista científica "Nature" nesta semana. Seung Kim, professor na universidade e autor principal do artigo, acredita que será possível manipular este mecanismo para oferecer um novo tratamento para humanos. O trabalho que acaba de divulgar, porém, foi conduzido em camundongos.

O mecanismo descoberto por Kim existe tanto nos roedores como em homens. Conforme os níveis de uma mólecula conhecida pela sigla PDGF caem no corpo, o nascimento de novas células-beta começa a diminuir no pâncreas. Essas células são as responsáveis por produzir insulina para baixar os níveis de açúcar no sangue. As diabetes de tipo 1 e 2, apesar de diferentes, coincidem ao apresentar uma redução no número de células-beta.

Níveis altos de açúcar no sangue podem levar à hiperglicemia - uma condição que pode causar dano nos órgãos, coma e até a morte. A vantagem do método de Kim está no fato do estímulo à produção de insulina não provocar o efeito inverso: ou seja, o excesso de produção da substância, que pode levar à hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue).

######(Fonte: G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Após 51 dias internada, morre em hospital vítima de acidente
JARDIM

Após 51 dias internada, morre em hospital vítima de acidente

EX-PRESIDENTE

Carlos diz que Bolsonaro passou mal e está sendo monitorado

Polícia encontra 3 crianças na rua enquanto mãe curtia Carnaval
CIDADES

Polícia encontra 3 crianças na rua enquanto mãe curtia Carnaval

MERCADO DA BOLA

São Paulo anuncia contratação de Cauly, meia do Bahia

CAMPO GRANDE

Mulher com sequelas de AVC é regatada de cárcere privado

ECONOMIA

Empresas devem entregar informes de rendimentos até o dia 27

TRAGÉDIA EM SÃO PAULO

Ônibus com trabalhadores rurais tomba e deixa oito mortos

DOURADOS

Concurso para professor segue com inscrições abertas até o dia 19

ÁGUA CLARA

Ação conjunta prende homem suspeito de tentativa de feminicídio

FUTEBOL

Paulistão 2026: veja datas e horários das quartas de final

Mais Lidas

DOURADOS

Vítima registra ocorrência após descobrir dívida de R$ 72 mil ao tentar financiamento imobiliário

DOURADOS

Mulher é detida após consumir produtos em feira do Jardim São Pedro e se recusar a pagar

FERIADÃO

Veja o que funciona nesta segunda de Carnaval em Dourados

ABRE E FECHA

Dourados terá comércio aberto durante o Carnaval; bancos e setor público param