O Inep (Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Anísio Teixeira) voltou atrás e afirmou que não lançará um aplicativo para a emissão dos certificados de conclusão do ensino médio.
A informação sobre o app, com detalhes sobre seu desenvolvimento, havia sido comunicada pelo presidente do órgão, Manuel Palacios, na segunda-feira, dia 26 de janeiro. Um dia depois, nesta terça (27), ele disse que "se confundiu" e que "usou a palavra errada".
"Descobri depois que todo mundo pensa em aplicativo no celular. [Mas] é na plataforma que vai ter o processo de obtenção do certificado. Descobri nesse meio tempo que causou uma grande confusão", afirmou.
Nesse novo posicionamento, Palacios afirma que a emissão do documento — essencial para que os alunos sejam aceitos nas universidades — ocorrerá por meio da plataforma "Certificação Digital", um site que estará disponível a partir de 2 de março. O período de matrículas no ensino superior, no entanto, acontece em fevereiro.
É exatamente este o receio dos estudantes: que eles não obtenham o diploma a tempo. Entenda abaixo o impasse e a alternativa oferecida pelo Inep para que ninguém perca a vaga.
Quem pode solicitar o certificado? Por que a ausência dele gera ansiedade nos alunos?
Por decisão do Ministério da Educação (MEC) comunicada em maio do ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltou, após 9 anos, a ser aceito como certificado de conclusão da educação básica.
Funciona da seguinte forma: alunos com mais de 18 anos que não terminaram os estudos poderiam obter o “diploma escolar” caso tirassem mais de 450 pontos em cada área do conhecimento e mais de 500 na redação.
Sem esse certificado, os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou em qualquer vestibular não poderiam entrar na universidade. E é aí que surge a preocupação deles: em uma semana, as matrículas serão abertas.
Estudantes ouvidos pela reportagem queixam-se de não conseguir emitir o documento a tempo de efetuarem a matrícula na universidade. Segundo eles, o Inep não responde às solicitações nem informa onde os certificados podem ser obtidos.
O órgão afirmou primeiro que lançaria um aplicativo, depois, que seria uma plataforma, disponível no início de março. Como as matrículas ocorrem em fevereiro, as instituições de ensino serão avisadas dessa "pendência" de documento, diz o instituto.
“Passei em psicologia, mas não consigo me matricular sem o certificado. O Inep não fala nada. Fui ao IFSP [Instituto Federal de São Paulo] e à Secretaria de Educação de SP para ter informações, mas ninguém sabia. Provavelmente, perderei minha vaga”, diz Diogo Augusto, de 21 anos.
Se a plataforma só entrará no ar em março, como fazer a matrícula?
Como as matrículas já terão se encerrado, as universidades serão oficialmente avisadas de que esse documento só será apresentado posteriormente.
“A Secretaria de Educação Superior está providenciando comunicação formal para todas as instituições de ensino, inclusive as vinculadas ao Sisu, informando que só a partir de 2 de março os certificados serão emitidos”, diz Palacios.
De imediato, o que os estudantes poderão apresentar às instituições de ensino é uma declaração de que alcançaram as notas mínimas para a emissão do certificado. Esse documento provisório estará disponível na Página do Participante, do Enem, na sexta-feira (30).
"Essa declaração servirá de base para o processo de admissão nas universidades, que deve começar na semana seguinte. A partir de 2 de março, na nossa plataforma, nós teremos o processo de obtenção do certificado digital de conclusão do ensino médio", diz o presidente.
Plataforma não havia sido anunciada antes
Até a publicação desta reportagem, o lançamento da plataforma não havia sido comunicado aos estudantes. No Diário Oficial da União, em 14 de janeiro de 2026, o Inep disse que “a lista dessas unidades será divulgada em portaria específica”.
No site do Inep, após uma busca detalhada, chega-se a duas páginas sobre o assunto: uma para abrir solicitação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), outra pelo de Roraima (IFRR). Os hiperlinks para envio dos documentos, porém, não funcionam, e ninguém atende nas tentativas de contato telefônico.
“Eu mesmo consegui a nota suficiente para entrar na UFRN e fazer engenharia mecânica, porém, em poucos dias, terei que realizar a matrícula. Não consegui nenhuma informação sobre os certificados e temo perder a vaga”, conta Petrus Alves, estudante que prestou o Enem esperando obter o diploma do ensino médio.
Palacios tranquiliza os alunos e diz que, diferentemente do que ocorria até 2017, vai ser, sim, possível usar o resultado do Enem para obter o certificado e matricular-se na faculdade logo em seguida. Antes, os alunos precisavam esperar até o processo seletivo seguinte para se candidatar ao ensino superior.
Questionado sobre por que a plataforma não foi comunicada aos estudantes antes, ele diz que o Inep estava preparando um material para dar o aviso.
Por enquanto, segundo o presidente do órgão, o instituto federal que está colaborando para o funcionamento do aplicativo é o IFSP. “Queremos ter outros parceiros até março. Ao menos, um em cada região do Brasil. A vantagem é que vai ser tudo digital, sem precisar ir pessoalmente às instituições”, afirma.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pagamento do Abono Salarial do Pis/Pasep começa neste domingo
Motorista de 67 anos morre em acidente com carreta na MS-040
EDITALEdital de Leilão
TEMPODomingo de sol com aumento de nebulosidade em Dourados

Saiba como emitir alerta do aplicativo Celular Seguro em caso de roubo

Sétima rodada tem quatro jogos neste domingo e CEN pode abrir vantagem na liderança

Tragédia alerta sobre crimes contra pessoas íntimas para "punir" mulheres

Motorista tenta manobrar caminhão e veículo cai em buraco na calçada

Organizações denunciam à ONU fome e violação de direitos em presídios

Moraes vota por rejeitar recurso de réus do Núcleo 3 da trama golpista
Mais Lidas

Vítima registra ocorrência após descobrir dívida de R$ 72 mil ao tentar financiamento imobiliário

Pescadores constroem rampa para barcos em busca de belas paisagens, esporte e até "dinossauros"

Dourados terá comércio aberto durante o Carnaval; bancos e setor público param
