O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União de hoje (5) portaria que prorroga, para 31 de dezembro, o prazo para a renovação semestral dos contratos de financiamentos concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), simplificados e não simplificados, do 1º e 2º semestres de 2021.
Os aditamentos de renovação semestral devem ser feitos por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFIES), disponível na página eletrônica do Ministério da Educação.
A prorrogação do prazo tem por objetivo garantir que todos os estudantes possam realizar os aditamentos neste período de pandemia de covid-19.
No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.
Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no SisFies.
O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas.
Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. O percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino.
O P-Fies funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Condenado por estupro, é detido por força de mandado de prisão

UEMS abre inscrições a Mestrado Profissional em Ensino em Saúde

Justiça mantém prisão de empresário que assassinou a ex-mulher
BC diz que 48 milhões de pessoas ainda têm 'dinheiro' nos bancos

Sicredi Centro-Sul MS/BA forma primeira turma do Comitê Mulher

Carreta da Justiça encerra ano com 621 atendimentos na fronteira

Câmara votará cassação de Zambelli, Ramagem e Glauber Braga

Homem é preso transportando quase 250 quilos de drogas na BR-262
Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Mulher é vítima de golpe ao comprar telhas após anúncio em rede social
Mais Lidas

Inscrições para processo seletivo do IBGE entram na reta final com 9,5 mil vagas

Caminhonete é furtada em área de estacionamento de festa

Feriado na segunda-feira altera funcionamento do comércio e serviços; confira

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil