terça, 19 de março de 2024
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BUSCAS POR BIMOTOR

Marinha localiza objeto de tripulante do avião desaparecido em Ubatuba

02 dezembro 2021 - 22h20Por G 1

Nesta quinta-feira, dia 02 de dezembro, oitavo dia de buscas pelo avião bimotor que desapareceu em Ubatuba no dia 24 de novembro, a Marinha do Brasil informou que a embarcação de casco semi-rígido “Tarpon” localizou e recolheu um objeto tipo nécessaire com pertences supostamente relacionados a um dos tripulantes desaparecidos.

O objeto está sob a guarda da instituição e será periciado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão responsável pela investigação, conforme determinam os procedimentos inerentes à investigação de acidentes aeronáuticos. Segundo a nota da Marinha, ao término do procedimento administrativo, o objeto ficará à disposição dos familiares.

No dia 27 de novembro, o navio-patrulha Guajará já havia localizado a mochila de um dos tripulantes, e que foi identificada como sendo do copiloto Porfírio Júnior.

"A Marinha entrou em contato comigo no começo da tarde e falou que a nécessaire não era do Júnior. Seguimos com as buscas", disse Ana Regina Agostinho, mãe do copiloto.

Além do "Tarpon", a Marinha trabalha com o navio-patrulha Guajará, e a embarcação de casco semi-rígido “Tamanduá".

Ainda na nota a Marinha também afirma que a Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, e a aeronave H-36 Caracal do 3°/8° da FAB, além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiro do Rio de Janeiro, realizaram uma varredura em uma área de mais de 4.100 km² do litoral, percorrendo uma faixa litorânea entre Ubatuba (SP) e Paraty (RJ), com um afastamento de até 45 km da costa.

Mãe faz apelo por buscas

Na quarta-feira (1º), após apelos de Ana Regina Agostinho — mãe do copiloto José Porfírio de Brito Júnior, de 20 anos, para que a Marinha ajudasse mais nas buscas, ela fez um post em uma rede social dizendo que foi procurada pela assessoria de imprensa da Marinha.

“Hoje recebi uma ligação da assessoria de imprensa da Marinha. Primeiramente informar sobre a mochila do meu filho, antes de postar a nota oficial. (Sabemos muito bem que a mídia anunciou sobre a mochila há mais de 24h). Depois, ficou de passar diariamente - pela manhã e final da noite, como a Marinha está atuando no resgate”, disse.

A namorada de Porfírio Júnior, Thalya Viana, também postou sobre o tempo de desaparecimento do copiloto e sobre a expectativa da ajuda da Marinha nas buscas.

"Uma semana de muita procura, muita oração, implorando por ajuda, mas não vamos desistir. Ainda estamos aguardando a atualização que a Marinha ficou de dar à minha sogra, para planejarmos mais um dia de busca. Só precisamos de ajuda, mas te achar!", escreveu ela na legenda da foto em que os dois aparecem juntos.

Também na quarta-feira (1º), Ana Regina contou ao g1 como vem contando com a ajuda de amigos parentes para tentar localizar o filho, que estava em um bimotor que saiu às 20h30 do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, e deveria pousar no Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.


Além de Porfírio Júnior, o voo levava o piloto, Gustavo Calçado Carneiro, de 27 anos — cujo corpo foi localizado na quinta-feira (25) —, e o empresário Sérgio Alves Dias Filho, de 45.

Ana Regina está na Costa Verde fluminense com amigos e parentes, que ajudam nas buscas. São pelo menos 10 pessoas na empreitada.

“Estamos eu, o pai do Júnior, a Thalya, a namorada dele; os pais dela, dois primos, um casal de amigos e um piloto, o Sidney, que foi conosco ao mar. Ele que nos ajudou a achar a poltrona da aeronave, que é a do Júnior. A mochila do Júnior também foi encontrada, mas levada para a delegacia de São Sebastião, mas está complicado de ir lá buscar”, diz.

Piloto ajudou a pousar no mar

Além das 10 pessoas que participam dessa busca auxiliar, o grupo conta ainda com duas aeronaves cedidas por amigos e um barco.

“Deus está enviando anjos ao nosso auxílio, nessa luta em que estou atrás do meu filho”, disse a mãe do copiloto ao g1 nesta quinta-feira (1), em um breve intervalo das buscas.
Um desses anjos foi um piloto de uma empresa aérea, que recebeu uma comunicação de emergência pelo rádio e teria dado orientações para um pouso de emergência no mar. O profissional entrou em contato com a família e contou como tudo aconteceu.

“Essa pessoa falou com a minha nora. Checamos tudo o que ela falou e tudo batia, o horário, as coordenadas, a localização. Ela disse que orientou a fazer um pouso de emergência no mar”, disse Regina, que agora volta suas forças para conseguir um sonar da Marinha para ajudar a localizar o avião.

Família quer um sonar para ajudar nas buscas

“Precisamos da Marinha, do apoio deles. Eu não estou atacando a Marinha, eu quero apoio, quero que eles me ajudem no meio desse desespero de mãe, na minha dor. Não quero brigar com eles. Só quero ajuda”, disse a mãe.
O principal objetivo da família é que a Marinha disponibilize um sonar para tentar descobrir uma possível localização da aeronave no fundo do mar.

“Também queria que a Marinha falasse com a gente, que nos dessem notícias, mas falasse com a família, não por redes sociais”, afirmou Regina.

“O Com1ºDN esclarece que é solidário ao momento crítico vivenciado pelos familiares de cada tripulante, e incentiva e considera importante a participação da sociedade, que pode ser feita pelos telefones 185, para o caso de alguma informação”, conclui a nota.
Questionada sobra a possibilidade de ceder o sonar ou o mesmo já estar em uso em algumas das embarcações, a Marinha informou que toda e qualquer informação sobre equipamentos ou alterações nas buscas serão informadas em seu site, e que segue apoiando a Força Aérea Brasileira, que coordena as buscas por se tratar de um acidente aéreo.

O acidente

O avião bimotor desapareceu por volta das 21h de quarta-feira. O voo saiu às 20h30 do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, e pousaria no Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. A torre do Rio de Janeiro perdeu o contato com a aeronave às 21h40.

Em nota, o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba informou que foi notificado sobre o desaparecimento da aeronave de prefixo PP-WRS e que às 4h15 de quinta-feira um helicóptero iniciou as buscas na área delimitada. O corpo do piloto Gustavo Calçado Carneiro, de 27 anos, foi localizado na quinta-feira (25) .

Seguem desaparecidos:

o passageiro, Sérgio Alves Dias Filho, de 45 anos, empresário dono de uma empresa de blindagem com sede em Jacarepaguá, no Rio;
o copiloto, José Porfírio de Brito Júnior, de 20 anos, proprietário da aeronave, modelo PA-34-220T, morador do Recreio, no Rio.
José Porfírio de Brito Júnior (esquerda) e Sérgio Dias, desaparecidos desde a queda de aeronave — Foto: Divulgação/Redes sociais
José Porfírio de Brito Júnior (esquerda) e Sérgio Dias, desaparecidos desde a queda de aeronave — Foto: Divulgação/Redes sociais

Paixão pela avião desde criança

José Porfírio de Brito Júnior está no último período do curso de Logística na Universidade Estácio de Sá. Segundo consta na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ele é o proprietário da aeronave, modelo PA-34-220T.

A paixão pela aviação surgiu por influência do pai, José Porfirio de Brito, piloto de voos particulares.

Vídeo mostra momento do embarque

Um vídeo obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostra o passageiro e o copiloto passando pelo saguão do Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas, em direção ao avião, na noite do acidente.

Bimotor estava em situação normal, diz Anac

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, o avião estava em situação normal, com autorização para realizar voos noturnos, porém, não poderia fazer táxi aéreo.

Segundo a família do copiloto e dono da aeronave, o voo não estava no contexto de atividade de táxi aéreo.

O bimotor foi fabricado em 1981. Seu Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) venceria em 6 de agosto de 2022.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social
REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições
EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

CORUMBÁ

Prefeitura abre dois concursos com 634 oportunidades de emprego

AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

FUTEBOL

Libertadores 2024: veja como ficaram os grupos após sorteio

ECONOMIA

Programa de interiorização reunirá segurados da Ageprev em Dourados

CAMPO GRANDE 

Investigado por incitar crime em frente ao CMO, vereador faz acordo

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

CENTRO

Ex-funcionário é preso após furtar dinheiro em guichê da rodoviária em Dourados

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá