sábado, 14 de março de 2026
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BRASIL

Mais de metade dos indicadores do PPA melhoraram em 2021

03 setembro 2022 - 20h00Por Agência Brasil

Pouco mais da metade dos indicadores monitorados pelo Plano Plurianual (PPA) 2020–2023 melhoraram em 2021. A conclusão consta no relatório do monitoramento do PPA enviado pelo Ministério da Economia ao Congresso na última quarta-feira (31). De 63 indicadores monitorados, 36 (57% do total) evoluíram favoravelmente no ano passado.

Entre as metas que foram cumpridas, várias geram alcance social importante, como a distribuição de vacinas contra a covid-19, a entrega de unidades habitacionais e a conclusão de empreendimentos de drenagem e manejo de águas pluviais.

Segundo o relatório, 27% dos indicadores pioraram, 5% permaneceram estáveis e 11% não foram mensurados, não têm dados de referência ou são indicadores de tipo neutro (sem direção que possa ser medida). Em relação ao cumprimento de metas, 56% das foram alcançadas, 34% não foram atingidas e 10% dos indicadores não têm meta definida.

De acordo com o Ministério da Economia, o maior entrave para o desempenho no período foi a pandemia de covid-19, que impediu o alcance de 14% das metas. A restrição de pessoal – falta de servidores ou de capacitação – foi responsável pelo não cumprimento de 9% das metas.

O relatório oferece transparência ao resultado obtido na execução do PPA, plano previsto pela Constituição aprovado a cada quatro anos. O PPA define as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal. O documento também prevê o acompanhamento das despesas de capital (como os investimentos) e dos programas de duração continuada. O relatório também subsidia a elaboração dos projetos do Orçamento, mapeando entraves e sugerindo rumos para a melhoria das políticas públicas.

O PPA engloba dados sobre o andamento dos 30 investimentos prioritários do governo. Entre os empreendimentos monitorados, estão os projetos de integração do Rio São Francisco, as construções da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), do Laboratório Sirius e do Centro de Processamento de Imunobiológico na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O plano também monitora a produção de submarinos convencionais e nucleares.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Após matar homem no Paraná, autor é preso em Mato Grosso do Sul
VIOLÊNCIA

Após matar homem no Paraná, autor é preso em Mato Grosso do Sul

Bolsonaro está estável, consciente e não precisou ser entubado
INTERNADO

Bolsonaro está estável, consciente e não precisou ser entubado

Idosa de 79 anos morre três dias após sofrer acidente com ônibus
TRÊS LAGOAS

Idosa de 79 anos morre três dias após sofrer acidente com ônibus

Assessor de Trump só entrar no Brasil se Padilha entrar nos EUA, diz Lula
INTERNACIONAL

Assessor de Trump só entrar no Brasil se Padilha entrar nos EUA, diz Lula

Polícia Civil recupera móveis de alto padrão desviados de depósito
CAPITAL

Polícia Civil recupera móveis de alto padrão desviados de depósito

BRASIL

Vorcaro troca de advogado e abre caminho para delação premiada

POLÍCIA

Assaltante que torturou e roubou R$ 84 mil de idosa é preso em ônibus

POLÍTICA

MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

CAMPO GRANDE

Vigilante morre a caminho do trabalho em acidente entre moto e carro

JUDICIÁRIO

Gilmar leva para sessão presencial decisão sobre sigilo de 'Lulinha'

Mais Lidas

DESCAMINHO

Ação conjunta apreende carga de pneus contrabandeados do Paraguai

TRIBUTO

Taxa de lixo pode ser dividida em até 10 vezes em Dourados

JUSTIÇA

Funcionário que gravou fogo em usina é demitido por justa causa

SAÍDA

Desembargador Ary Raghiant pede exoneração do TJMS